Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado fica sem comunicação até a próxima terça-feira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado fica sem comunicação até a próxima terça-feira

Congresso em Foco

24/7/2009 21:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Em ritmo de recesso parlamentar, o Senado aproveitará o fim de semana - e parte dos primeiros dias úteis da próxima semana - para promover a troca dos "quadros elétricos" da Secretaria Especial de Informática (antigo Prodasen). A manutenção deixará desativados, das 23h59 de hoje (sexta, 24) até as 5h25 da próxima terça-feira (28), os serviços de informação e comunicação legislativa da Casa, tais como Agência Senado, portal do Senado na internet, e-mails de senadores e consultas de projetos em tramitação. Os veículos de TV e rádio institucionais, no entanto, manterão suas programações durante nesse período.

As informações foram divulgadas por meio de nota assinada pelo diretor de Jornalismo da Secretaria Especial de Comunicação Social, Davi Emerich. Os ajustes na rede elétrica do Prodasen não implicarão paralisação das atividades legislativas, atualmente realizadas com número reduzido de servidores em razão do recesso, que termina oficialmente em 1º de agosto (um sábado).

Segundo a Agência Senado, o diretor interino do Prodasen, Deomar Rosado, tomou providências para minimizar eventuais transtornos. "[Deomar] recomendou aos diversos setores da Casa que, na medida do possível, antecipem o acesso a informações armazenadas no sistema indispensáveis ao andamento dos trabalhos", diz trecho de matéria veiculada nesta sexta-feira sobre a interrupção dos acessos a serviços eletrônicos e computadores da instituição.

A Agência informa ainda que a manutenção afetará apenas um dos serviços oferecidos ao público: a visitação às dependências do Senado, atividade que prescinde da utilização de computadores. Os serviços da biblioteca (empréstimo e devolução de livro, com registro em meio digital) e do departamento médico, oferecidos em horário comercial de dias úteis, terão restrições até o início da manhã desta terça-feira. A biblioteca, no entanto, manterá aos usuários acesso livre à área de estudos. Já o serviço médico fará atendimentos por ordem de chegada, como já acontece durante o recesso.

O prédio do antigo Prodasen foi inaugurado há 37 anos. Desde então, nunca recebeu reforma estrutural significativa. "Ao comentar os transtornos gerados pelo reparo, o diretor  [Deomar Rosado] assegurou que essa vai ser a primeira vez que é feito um desligamento da energia na Casa com tamanho impacto e duração", finaliza a Agência Senado.

Reforma literal

Outro reparo (este, estrutural) em curso nas cercanias do Senado já havia causado transtorno aos usuários da rede de computadores da Casa, neste primeiro semestre de 2009. Trata-se das obras de reforma do Palácio do Planalto que, há cerca de três meses, revolvem o subsolo com máquinas pesadas, atingindo uma área que abrange também a Câmara dos Deputados.

Leia: Reforma no Planalto atinge estrutura funcional do Congresso

Em 25 de junho, um dia depois de a Câmara ter ficado das 8h ao meio-dia sem comunicação telefônica interna e externa, por rompimento de cabo de fibra ótica, o comitê de imprensa do Senado sofreu um blecaute que impossibilitou os trabalhos por meio do computador.

Em mensagem eletrônica encaminhada à administração do comitê depois de reclamação formal feita pelo Congresso em Foco, o Núcleo de Comunicação Social do Prodasen confirmou que o problema foi causado pela reforma na sede do Executivo, onde máquinas escavadeiras produzem uma grande cratera. A consultoria do órgão disse à reportagem que o provedor reserva de internet foi acionado - e, funcionando no modo básico, limitou a velocidade de acesso. Em tempo: a reforma do Planalto não tem previsão de término.     

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Bancada do PT no Senado pede afastamento de Sarney

Alencar passa por mais uma cirurgia em São Paulo

Brasil deve investir mais na Nicarágua, diz Valter Pomar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

5

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES