Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula diz que Brasil entra 2010 "altamente confortável"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula diz que Brasil entra 2010 "altamente confortável"

Congresso em Foco

20/7/2009 10:47

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

No programa Café com o Presidente, na manhã desta segunda-feira (20), o presidente Lula destacou que o Brasil deve entrar em 2010 com uma situação econômica "altamente confortável". Questionado sobre a recuperação da economia brasileira ante a crise, Lula afirmou que todas as medidas para incentivar a economia foram tomadas.

"Eu e a equipe econômica toda, todos nós trabalhamos com a hipótese de que o Brasil entre em 2010 numa situação altamente confortável, produzindo bem, vendendo bem, recuperando a capacidade produtiva das nossas empresas, e eu acho que isso é um sinal extremamente importante", considerou Lula, ressaltando que o país, mesmo com a crise, não deixou de crescer nos últimos cinco meses.

Segundo o presidente, a recuperação da economia brasileira ante a crise se deu, principalmente, por conta do mercado interno e da diversificação de países para os quais o Brasil exporta. "Não dependíamos apenas da Europa ou dos Estados Unidos, ou seja, nós exportamos para a China, nós exportamos para a África, nós exportamos para os Países Árabes, nós exportamos muito para a América Latina", disse Lula.

O presidente ressaltou ainda que metade dos empregos perdidos com a crise foram recuperados nos últimos meses e que, até o final do ano, o governo pretende restabelecer todos os postos de trabalho. Para Lula, a economia brasileira está colhendo os frutos do incentivo dado pelo governo, das facilidades de créditos, da desoneração de produtos para incentivar o consumo e outras medidas anti-crise tomadas.

"Nós estamos notando agora são números expressivos na indústria automobilística, na venda de geladeiras, na venda de máquinas de lavar roupas, na venda de fogões, e o comércio também voltando a reagir com muita força", destacou Lula.

Na entrevista, o presidente da República enfatizou ainda que a indústria automobilística brasileira bateu recorde de vendas e produção em junho. "Quando uma empresa como a General Motors, que foi vítima de uma crise profunda nos Estados Unidos, em que o governo americano teve que colocar US$ 30 bilhões para poder fazer a GM voltar a produzir, a GM brasileira anuncia um investimento de R$ 2 bilhões até 2012 no Brasil. (...) acho que agora nós entramos em uma fase de crescimento e essa fase de crescimento tem que ser sustentável", concluiu.

Ouça aqui a entrevista com o presidente

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Internautas mantêm pressão durante recesso

Manchetes dos jornais: Governo é acusado de negligência administrativa

Negociação é encerrada sem solução na Costa Rica

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa

2

Pequenas importações

Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações

3

Nota de repúdio

Zé Trovão fala que advocacia é "instrumento para crime" e OAB repudia

4

Depoimento

Ex-sócio de Nelson Wilians nega ser laranja à CPMI do INSS

5

Extradição

Tagliaferro diz que audiência de extradição na Itália foi "fantástica"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES