Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso retoma pauta econômica com Lula fora do país e sem reforma ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

AGENDA DA SEMANA

Congresso retoma pauta econômica com Lula fora do país e sem reforma ministerial

Arcabouço fiscal e MP do Salário mínimo devem ser aprovados nos próximos dias. Leia a agenda da semana no Congresso

Congresso em Foco

21/8/2023 7:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pauta na Câmara inclui recurso para que marco regulatório do fomento à cultura não seja enviado diretamente ao Senado. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Pauta na Câmara inclui recurso para que marco regulatório do fomento à cultura não seja enviado diretamente ao Senado. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O Congresso Nacional começa esta semana com a perspectiva de avanço em projetos de interesse do governo na área econômica. O destaque é a possível votação final do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, esperada para terça-feira (22). Mas a relação do Planalto com a Casa ainda segue complicada, o que pode comprometer o andamento de pautas de interesse do Executivo federal. A reforma ministerial, que colocará nomes do PP e do Republicanos no governo, não saiu na semana passada. Deve ficar para a última semana do mês: agora, Lula está em viagem para a África do Sul, onde participa da Cúpula dos Brics, e não deve fazer o anúncio oficial até a volta. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu um sinal negativo ao governo na semana passada quando adiou a votação do arcabouço e colocou a responsabilidade no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que havia feito um comentário sobre a extensão dos poderes da Casa. Eis os destaques do Congresso em Foco para a agenda do Congresso Nacional na semana que se inicia.
ARCABOUÇO FISCAL
O texto que vai substituir o teto de gastos aprovado na gestão Michel Temer está pendente de uma última votação no Plenário da Câmara. A proposta já passou pelo crivo dos deputados e, depois, do Senado, tudo antes do recesso parlamentar. 
  • na segunda-feira (21), o presidente da Câmara deve realizar uma reunião com líderes e com o relator da proposta, deputado Claudio Cajado (PP-BA), para discutir se as mudanças do Senado serão mantidas no texto.
  • na terça-feira (22), o plenário pode já votar o projeto. É a data citada por Lira na semana passada.
A Câmara deve definir 1) se mantém os gastos com ciência e tecnologia fora do limite de gastos, 2) se segue preservando o Fundo Constitucional do DF, 3) se deixa o Fundeb (fundo reservado para a educação básica) fora do arcabouço e 4) sobre como seria a fórmula de cálculo da inflação usada pelo arcabouço - dependendo de como for a modulação da regra, o governo pode dispor de R$ 36 bilhões a mais para gastar em 2024, segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Um novo adiamento colocará o governo em um aperto: a equipe econômica precisa enviar o projeto de orçamento para 2024 ao Congresso até 31 de agosto, quinta-feira da próxima semana.
AGENDA ECONÔMICA
Além do arcabouço, o Congresso pode avançar com outros projetos importantes para a economia ao longo da semana:
  • o relatório do PL do Carf, do senador Otto Alencar (PSD-BA), deve sair na segunda-feira (21). O projeto pode já entrar em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado no dia seguinte.
  • a MP que ajusta o salário mínimo para R$ 1.320 deve ser apreciada nesta semana. Se não for aprovada até 28 de agosto, perde a validade.
  • a reforma tributária está em fase de audiências no Senado. Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebe Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado câmara dos deputados Lula reforma ministerial arthur lira Arcabouço fiscal

Temas

Economia Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

Indicações

Comissão de Infraestrutura recebe relatório de 16 candidatos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Em conversa com Lula, Xi Jinping declara apoio à soberania brasileira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES