Parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal manifestaram pesar pelo ataque realizado a uma creche em Blumenau (SC). Foto: Reprodução/Redes sociais
Parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal se manifestaram nas redes sociais sobre o
ataque realizado a uma creche em Blumenau (SC) que resultou na morte de quatro crianças nesta quarta-feira (5). Entre os parlamentares, foi unânime a indignação com o ataque, o segundo em menos de 10 dias registrado no país.
No Twitter, o presidente da Câmara,
Arthur Lira (PP-AL), classificou o ato de violência como "repugnante, deplorável e injustificável". "Minha solidariedade às famílias e que o assassino seja punido com o rigor da lei. Não podemos aplicar atenuantes jurídicos para crimes hediondos", afirmou Lira, que também manifestou apoio para "endurecer as medidas punitivas" nesses casos.
Secretário de comunicação da Câmara, o deputado
Jilmar Tatto (PT-SP) destacou que "o Brasil nunca foi palco de ataques terroristas brutais contra pessoas indefesas como temos visto ultimamente. Não vamos mais tolerar o culto à violência".
"Nesse momento de dor das famílias atingidas e também da cidade de Blumenau, expresso toda minha solidariedade com o sofrimento de todos e todas. Que nós, enquanto sociedade, consigamos evitar que tragédias como essa nunca mais ocorram!", escreveu Tatto.
Parlamentares de Santa Catarina também condenaram o ataque realizado em Blumenau. "Santa Catarina está de luto. Foi um crime bárbaro, que não pode ficar impune", afirmou o deputado
Carlos Chiodini (MDB-SC). "Em oração por todos, e atenta aos desdobramentos do caso", destacou a deputada
Caroline de Toni (PL-SC).
Senado Federal
O presidente do Senado,
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também utilizou as redes sociais para se manifestar, destacando que o ato de violência foi um "ataque covarde". "Enalteço a pronta ação da professora que protegeu vidas de inocentes. Que o caso receba o máximo rigor da lei. Precisamos acabar com esse ambiente de violência no país", reforçou Pacheco.
Senador por Santa Catarina,
Jorge Seif (PL) afirmou que solicitou ao Senado Federal luto oficial em decorrência do ataque. "Também vou propor um projeto de lei que utilize os recursos de multas de trânsito para financiar a segurança nas nossas escolas. Não podemos trazer essas vidas de volta, mas enquanto homens públicos, vamos agir para evitar que mais tragédias como essa, se repitam", anunciou o senador.
Outras manifestações:
Deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC)
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Deputada federal Erika Hilton (Psol-SP)
Senador Esperidião Amin (PP-SC)
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Senadora Teresa Leitão (PT-PE)
Entenda o caso
O ataque ocorreu na manhã desta quarta-feira no Centro Educacional Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor, no bairro Velha em Blumenau. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o ataque foi realizado por um homem com um machado. Ao menos quatro crianças faleceram e outras quatro foram feriadas e levadas para hospitais na região.