Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Doria anuncia saída do PSDB após 22 anos de filiação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Missão cumprida

Doria anuncia saída do PSDB após 22 anos de filiação

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido onde ficou por 22 anos.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Caio Matos

19/10/2022 10:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido onde ficou por 22 anos. Foto: Reprodução

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido onde ficou por 22 anos. Foto: Reprodução
O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou, nesta quarta-feira (19), sua desfiliação do PSDB, após 22 anos de militância política. Doria publicou uma nota no seu perfil do Twitter e não informou se irá para uma nova sigla. "Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", afirmou o ex-governador. Confira a publicação:

Encerro essa etapa de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições.

- João Doria (@jdoriajr) October 19, 2022
Doria também destacou que "encerra essa etapa de cabeça erguida" e orgulhoso da contribuição que deu para São Paulo e ao Brasil, "graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições". "Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade e do progresso social do Brasil", concluiu Doria. O ex-governador foi escolhido como o presidenciável do partido nas prévias realizadas em novembro. Na ocasião, o governador paulista teve 53,99% dos votos, contra 44,66% do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e 1,35% do ex-senador Arthur Virgílio (AM). No entanto, rachas internos do partido minaram a candidatura de Doria, com integrantes do partido mais favoráveis a Leite, como o deputado Aécio Neves (MG), que classificou a candidatura de Doria como "inviável". Em conjunto, a federação PSDB-Cidadania e o MDB decidiram escolher um nome para representar a chamada "terceira via". Doria perdeu o posto de presidenciável para a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que acabou escolhida após pesquisas dos partidos indicarem um maior potencial de votos. Doria ameaçou entrar na Justiça para se manter como pré-candidato à Presidência da República, mas não obteve apoio do próprio partido. O ex-governador anunciou sua desistência em maio e retomou suas atividades na iniciativa privada. Sem um presidenciável, o PSDB encolheu e perdeu o comando de São Paulo, estado que governava desde 1994. A federação junto com o Cidadania terá somente 18 deputados federai e quatro senadores. O partido disputa o segundo turno em três estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSDB João Doria eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

Ataques aos institutos de pesquisa e o risco à democracia

Eleições 2022

Genial/Quaest aponta, pela primeira vez, empate técnico na rejeição a Bolsonaro e Lula

Eleições 2022

Para combater fake news, Lula apresenta carta aos evangélicos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES