Relembre algumas situações:
- Pandemia não existe
- Bill Gates é o culpado pela covid no Brasil;
- Covid é "historinha de terror";
O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel.
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) May 12, 2020
- AChina disseminou o vírus propositalmente;
Só um perfeito idiota pode imaginar que a disseminação do vírus chinês no mundo foi um acidente. Mas o Ocidente está repleto de perfeitos idiotas, diante dos quais os chineses têm um justificado senso de superioridade.
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) April 3, 2020
- Quais mortes?;
Dúvida cruel. O Vírus Mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) January 2, 2021
Olavo, Twitter e fake news
Para além da pandemia, Olavo de Carvalho também fez outras declarações polêmicas. Algumas de suas publicações chegaram a ser banida das redes sociais por serem consideradas falsas. Olavo era um defensor do terraplanismo, grupo que acredita que a terra é plana. Em um tweet, o bolsonarista comentou que nunca encontrou nada que comprovasse o contrário.Em outro momento, o guru chegou a afirmar também que o sociólogo alemão Theodor Adorno, um dos maiores expoentes da Escola de Frankfurt, escreveu as canções da banda The Beatles. Segundo ele, “os Beatles eram semianalfabetos em músicas, eles mal sabiam tocar violão”.Não estudei o assunto da terra plana. Só assisti a uns vídeos de experimentos que mostram a planicidade das superfícies aquáticas, e não consegui encontrar, até agora, nada que os refute.
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) May 29, 2019
Forte defensor das ideias conservadoras no campo político, tanto por Olavo de Carvalho se tornou conhecido como guru bolsonarista e tido como um dos principais influenciadores da extrema direita no Brasil. Ele defendeu fortemente a eleição do presidente Jair Bolsonaro e teve um papel estratégico nos primeiros anos do governo.“[V]ou investigar, mas me parece verdadeiro pelo contexto: os Beatles eram semi-analfabetos em música. Não sabiam nem tocar violão. Quem compôs as canções foi o Theodor Adorno.”
Inacreditável. Se fosse uma paródia, diria que o autor exagerou. Mas não é 😳 pic.twitter.com/JZKCtVUaXG — Pedro Menezes (@P_droMenezes) September 7, 2019