Publicidade
Expandir publicidade
Presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento no Palácio do Planalto. [fotografo] Alan Santos/PR [/fotografo]
O jornal britânico Financial Times, uma das principais publicações de negócios do mundo, publicou editoral nesta terça-feira (28) em que afirma que o presidente Jair Bolsonaro está reunindo as condições para seu próprio impeachment.
“Amante de teorias da conspiração, Bolsonaro acusou repetidamente os oponentes de conspirar para derrubá-lo. A realidade é que o presidente do Brasil está justificando seu impeachment sozinho”, diz o editorial - publicação que expressa a opinião do veículo.
> Câmara aceita restringir autonomia do BC para compra de créditos
Chamando o brasileiro de ‘Trump dos trópicos’, em referência ao presidente americano, Donald Trump, a publicação diz que Bolsonaro parece decidido a se juntar a seus antecessores no chamado ‘hall de horrores’ dos presidentes brasileiros. Segundo o jornal, desde o retorno à democracia, em 1985, apenas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixou a Presidência com a reputação intacta.
Para o Financial Times, a saída de Sergio Moro do governo é bastante séria porque ele era tido como um herói pela base conservadora do presidente e também pela suposta problemática que envolve a interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal. O jornal cita, ainda, as suspeitas de que as manobras de Bolsonaro na corporação visavam proteger seus filhos de processos referentes a financiamento ilegal de campanhas e ligações com as milícias.
“Se comprovadas, as alegações explosivas de Moro podem constituir motivos de impeachment. Elas desencadearam a pior crise política do Brasil desde que Dilma Rousseff sofreu impeachment em 2016”, diz o texto.