Publicidade
Expandir publicidade
Congresso Nacional [fotografo]Pedro França/Ag. Senado[/fotografo]
A Câmara vai reunir sua mesa diretora na tarde desta quarta (11) para publicar uma portaria organizando a circulação e a presença dentro do parlamento a partir da próxima semana. A informação foi dada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em comissão destinada a discutir as ações de prevenção e as consequências do coronavírus no Brasil.
> Coronavírus: Ministério não tem orientação específica para atos do dia 15
Segundo Maia, algumas audiências podem ser canceladas ou adiadas, para, desta forma, diminuir a aglomeração de pessoas. "A Câmara deve restringir acesso, reduzir o numero de audiências, restringir a presença nos plenários", adiantou Maia. "Prevenção é muito importante, aqui circulam muitas pessoas de muitas regiões", disse.
"A Câmara recebe em média 18 mil pessoas por dia, incluindo parlamentares, funcionários, visitantes e representantes de grupos organizados", diz o site da Casa. Porém, a depender do dia, o número de pessoas pode chegar a 26 mil, em especial nas terças e quartas-feiras, quando o Plenário tem pautas deliberativas.
Segundo Maia, o diálogo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem ocorrido a contento e o parlamento está à disposição do governo federal para contribuir e discutir soluções no enfrentamento ao coronavírus.
O ministro da Saúde apoia a medida que será adotada pela Câmara. "Por isso eu acho importante que vocês disciplinem um pouco mais a circulação de pessoas aqui dentro. Inclusive em cada fileira deveria ter álcool em gel. Sugiro não abraçar e nem apertar a mão ao cumprimentar", disse Mandetta.