Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Jucá apresenta requerimentos para convocar Dilma

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Jucá apresenta requerimentos para convocar Dilma

Congresso em Foco

19/8/2009 14:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou na manhã desta quarta-feira (19) dois requerimentos para que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, explique se houve ou não o encontro com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Entretanto, antes de os documentos serem apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o presidente do colegiado, Demóstenes Torres (DEM-GO), encerrou a sessão.

O democrata argumentou que estava atendendo a pedido da liderança de seu partido, em função de estarem acontecendo outros eventos na Casa que demandavam a presença dos senadores. A decisão causou a reação de Jucá e de outros membros da base aliada. Mesmo assim, os requerimentos só serão analisados na próxima sessão. Um fazia o convite a Dilma, enquanto o outro pedia a convocação.

Ao apresentar os documentos, o peemedebista tentou se adiantar à oposição, que planejava o movimento. "A estratégia é deixar todas as coisas às claras", disse Jucá. Ele protocolou os requerimentos logo depois de o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) retirar de pauta o pedido de acareação entre Dilma e Lina. Ontem, a ex-secretária reafirmou a CCJ que teve um encontro com a ministra. Disse também que não se sentiu pressionada, mas que considerou o pedido "incabível".

Transmissão

Na mesma sessão, Demóstenes, Dias e Pedro Simon (PMDB-RS) foram nomeados como membros de uma comissão para conversar com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), para requisitar a transmissão ao vivo da sessão do Conselho de Ética, iniciada às 14h. Simon, que fez a sugestão, considerou que a transmissão da sessão plenária e não da reunião do Conselho de Ética poderia sugerir equivocadamente a intenção de se esconder da opinião pública o que está ocorrendo na Casa.

Sarney, entretanto, disse a Demóstenes, por telefone, que não poderia fazer essa mudança. De acordo com o peemedebista, a preferência de transmissão do plenário é regimental. Pelo mesmo motivo, ele não poderia modificar o horário da sessão desta tarde. Porém, a sessão plenária foi iniciada e depois suspensa. No momento, a TV Senado transmite a reunião do Conselho de Ética ao vivo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Marina Silva sai do PT e deve se filiar ao PV

Marina Silva anuncia às 11h se troca o PT pelo PV

Manchetes dos jornais: PT deve votar para livrar Sarney no Conselho

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES