Publicidade
Expandir publicidade
Haddad aparece liderando pesquisa de intenção de voto quando tem nome associado ao de Lula[fotografo]Ricardo Stuckert/Divulgação[/fotografo]
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Vox Populi causou polêmica nas redes sociais e chegou a ser, momentaneamente, o assunto mais comentado do Twitter no Brasil. A divergência foi causada pela principal novidade do levantamento, que trouxe de maneira inédita o recém-lançado candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, na liderança, com 22% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PSL), que lidera nas sondagens dos demais institutos, ficou na segunda colocação, com 18%.
Também suscitou debate a informação de que a pesquisa foi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), tradicional aliada do PT e integrante do movimento que defende a libertação do ex-presidente e seu direito de disputar a eleição. No Vox Populi, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar (10%), seguido de Marina Silva (Rede), com 5%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 4%.
Durante algumas horas, o Twitter foi invadido por tuítes (veja exemplos mais abaixo) que comemoravam ou refutavam o levantamento. Nas pesquisas realizadas pelos outros institutos, o entrevistado é questionado sobre em qual candidato vai votar. Na estimulada, os nomes são apresentados de forma individual. O Vox Populi usou metodologia diferente. O petista era identificado como “Fernando Haddad (PT), apoiado por Lula”. Os demais eram citados da maneira com que são conhecidos do eleitorado.
Discrepâncias
Segundo o Datafolha divulgado na última segunda (10), Bolsonaro tem 24% das intenções de votos, enquanto Haddad alcança 9%, atrás numericamente – mas em empate técnico – com Ciro, Marina e Alckmin. No levantamento do Ibope divulgado na terça (11). O deputado fluminense também desponta na liderança, com 26%, enquanto o petista somava 8% das intenções de votos. Haddad, que era vice de Lula, assumiu a candidatura presidencial na última terça-feira porque o ex-presidente foi barrado pela Justiça eleitoral.
Veja dois tuítes antagônicos que simbolizam o debate na rede “Na pesquisa "Vox Populi", HADDAD é apresentado ao eleitor como o: “CANDIDATO DO LULA”. Por isso já dispara em primeiro lugar!! o brasileiro sabe quem foi o melhor presidente que já tivemos, e se Haddad é LULA, somos todos HADDAD! #SegueOLíder”, escreveu um perfil.
“Pesquisa CUT/Vox Populi coloca Haddad à frente de Jair Bolsonaro, dá p acreditar sendo encomendada pelo PT?! Seria o mesmo que... Acreditar q papai noel existe, no coelhinho da páscoa, que Lula é honesto. Então já sabemos bem em quem votar #TmjComBolsonaro17”, comentou outra conta. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança é de 95%.