Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/11/2017 12:59
O presidente Michel Temer (PMDB) tinha obstruções superiores a 90% nas três artérias coronárias. Segundo o médico responsável por Temer, Roberto Kalil Filho, as obstruções eram em uma das artérias principais e duas secundárias. Temer se recupera bem e deve ter alta na segunda-feira (27).
<< Temer passa bem após procedimento para desobstruir artérias coronárias
Segundo Kalil Filho, se fosse constatada uma obstrução maior, Temer teria de passar por uma cirurgia cardíaca. O procedimento foi realizado na noite desta sexta (24) e, de acordo com o médico do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o peemedebista se recupera bem.
Foram realizadas angioplastias nas três artérias. O processo de desobstrução consiste alargar o vaso sanguíneo com instrumento semelhante a um pequeno balão. Em duas delas, houve a necessidade de implantar stents, uma prótese metálica colocada dentro da artéria para mantê-la dilatada.
Quando uma artéria coronária está obstruída, o coração dispõe de menos oxigênio, o que pode elevar o risco de um ataque cardíaco.
O procedimento adotado no caso de Temer não é considerado invasivo, já que é realizado sem cortes nem incisões. Todo ele é feito por meio de uma pequena sonda, que, no caso de Temer, foi introduzida pela artéria femural, na altura da virilha.
Ainda de acordo com Kalil, Temer se recupera tranquilamente e já caminha pelo quarto em que está internado. O tempo previsto de recuperação é de 48 horas, período em que ficará internado na Unidade Coronariana do hospital paulistano. "O presidente é um homem saudável, que pratica atividades físicas; então a reação é ótima", afirmou o médico.
Temer passou também pela revisão de um procedimento na próstata realizado em 27 de outubro, por causa de uma desobstrução do canal uretal. A avaliação concluiu que a recuperação está evoluindo satisfatoriamente.
<< Temer passa por cirurgia na próstata e se recupera em hospital de São Paulo
*Com informações da Agência Brasil
Temas
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa
Pequenas importações
Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações