Publicidade
Expandir publicidade
Centenas de voos foram cancelados devido ao aumento dos casos de covid-19 no país. [fotografo] Rovena Rosa/Agência Brasil [/fotografo]
Os aumentos dos casos de covid-19 e de influenza tem afetado as operações das companhias aéreas brasileiras, causando o cancelamento de voos nacionais e internacionais. Procuradas pelo Congresso em Foco, Azul, GOL e Latam — as três maiores empresas do setor no país — confirmam o impacto das doenças nos quadros de funcionários e colaboradores.
Segundo a Latam, somente nesta segunda-feira (10), 49 voos foram cancelados. Outras 45 viagens, inicialmente previstas até a próxima sexta-feira (14), também foram canceladas. A Azul informou que alguns voos foram reprogramados por “razões operacionais”, mas não especificou quais ou quantos. A GOL afirmou que ainda não houve o cancelamento de nenhum voo, apesar do aumento dos casos positivos de covid e influenza entre os colaboradores.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa estar monitorando os casos de doenças respiratórias em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, bem como as medidas operacionais adotadas pelas companhias aéreas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de voos.
A Agência também monitora o fornecimento de assistência aos passageiros, determinados pela Resolução 400/2016, que regula as ações de alterações e cancelamentos de voos por parte das empresas aéreas.
Para alterações de horários ou cancelamentos de voos domésticos, as companhias devem informar o passageiro com, no mínimo, 72 horas de antecedência. O horário do voo só pode ser alterado em até 30 minutos do horário previsto inicialmente.
Para viagens internacionais, são permitidas alterações de até uma hora para o horário do voo e o passageiro deve ser informado com 24 horas de antecedência. A Anac recomenda aos passageiros que acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pelas empresas aéreas. Outras orientações aos passageiros podem ser encontradas no portal da Agência.