Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/10/2006 5:58
A candidata à Presidência pelo PSOL, a senadora Heloísa Helena (AL), classificou sua derrota na eleição de ontem como vitória do "banditismo político, da roubalheira, da corrupção". Heloísa adiantou que o Psol não apoiará no segundo turno nem o presidente (PT) nem Geraldo Alckmin (PSDB).
"Seria rasgar 12 anos de história e confronto político com o projeto neoliberal do PSDB e contra a gangue partidária que virou o governo Lula. Nossos eleitores são homens e mulheres livres. Não precisam da nossa indicação para escolher em quem votar", disse a senadora.
Ainda magoada com sua expulsão do PT em 2003, a senadora comparou Lula ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, eleito para o Senado na vaga deixada por ela. "Talvez o povo de Alagoas tenha feito um protesto porque Lula roubou tanto ou mais do que ele e permaneceu no Palácio do Planalto", afirmou.
Segundo ela, o governo Lula contribuiu para o atraso do país ao apoiar velhas oligarquias. "Sempre foram privilegiadas pelo governo Fernando Henrique e pelo governo Lula. É fácil sobreviver tendo a máquina do governo federal. É muito mais fácil culpar o povo do que reconhecer que o governo federal alimentou a sobrevivência dessas oligarquias", disse a candidata.
Heloísa Helena obteve 6.575.270 votos, o que corresponde a 6,85% dos votos válidos. Ela ficou em terceiro lugar, atrás de Alckmin (41,64%) e Lula (48,61%), que disputarão o segundo turno no próximo dia 29.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores