O Partido da República (PR) protocolou hoje (21) petição, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela extinção do processo aberto pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) que pede a perda de mandato do deputado Clodovil Hernandes (SP).
Clodovil foi eleito pelo PTC nas últimas eleições e migrou para o PR no dia 25 de setembro, data posterior ao limite imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o dia 27 de março para o fim do troca-troca para cargos proporcionais (deputados estaduais, deputados federais e vereadores).
Segundo o TSE, o PR reitera as mesmas alegações feitas por Clodovil de que seu caso seria uma exceção ao entendimento do ministro César Asfor Rocha, quando declarou que “os candidatos eleitos o são com os votos do partido político".
Clodovil obteve mais de 95% dos votos do PTC em São Paulo, e com os votos “pessoais” que obteve “estaria eleito em qualquer estado brasileiro, independente do partido ou coligação em que concorresse”, defende o PR. Além disso, o partido requer a improcedência do pedido do PTC, por entender “a vontade popular como soberana". (Erich Decat)