Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manchetes dos jornais de hoje - 8jan2008

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manchetes dos jornais de hoje - 8jan2008

Congresso em Foco

8/1/2008 8:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
JORNAL DO BRASIL

INSS muda regras para empréstimos
A aprovação de operações de crédito consignado a aposentados e pensionistas foi suspensa pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos primeiros dias do ano, para que sejam adotadas novas regras, aprovadas dia 20. Houve a extensão do prazo máximo dos empréstimos de 36 para 60 meses, enquanto foi reduzido de 30% para 20% o valor mensal do benefício que pode ser utilizado para pagamento das prestações do financiamento. Outros 10% poderão ser usados por meio de cartões de crédito - no caso, as taxas de juros serão limitadas ao máximo de 3,70% ao mês. Antes mesmo de detalhar as mudanças, o INSS já é criticado pelos bancos.

César Maia admite que boicote é da democracia
A proposta de boicote ao pagamento do IPTU continua avançando nas associações de moradores, preocupadas com a falta de reação à violência e à desordem urbana: agora é a de Botafogo que estuda aderir à iniciativa. Nem mesmo o prefeito César Maia conseguiu atacar a idéia de se depositar o pagamento do imposto em juízo. Procurado pelo JB, considerou a iniciativa um direito "democrático". Acenou com a diminuição da cobrança do imposto, se comprovada a queda no valor do imóvel por causa da violência, embora a prefeitura esteja dificultando os pedidos de revisão administrativa do IPTU. César Maia insiste que não desligará as lombadas eletrônicas durante à noite, considerando que o problema da segurança cabe à polícia estadual.

Deputados colocam em xeque verba do PAC
O Programa de Aceleração do Crescimento está ameaçado pelo corte no Orçamento de 2008 para compensar o fim da CPMF. Parte dos cerca de R$ 18 bilhões em investimentos do pacote estão em xeque, apesar das declarações do presidente Lula de que as obras seriam mantidas. O anúncio acirrou os ânimos no Congresso, onde ninguém quer abrir mão de emendas em prol do Executivo. Em outra frente, o DEM entrou com ação no STF contra o aumento do IOF anunciado como alternativa à perda pelo governo.

Reservatórios abaixo do nível de 2001
Especialistas já temem um novo apagão de energia este ano. Em todo o país, apenas o Sudeste e Centro Oeste têm níveis acima do patamar de janeiro de 2001, ano do racionamento. O valor da energia no mercado livre subiu 96% em dois dias. O governo conta com as chuvas até abril para afastar o risco de desabastecimento.

FOLHA DE S. PAULO

Governo muda crédito para aposentado
O governo vai alterar as regras do crédito consignado, com desconto em folha, para aposentados e poderá obrigá-los a pagar mais por esse tipo de empréstimo. A intenção é reduzir o limite de renda mensal que os aposentados podem comprometer com esse tipo de operação e ampliar o prazo de pagamento da dívida. O INSS deverá editar medida sobre o assunto ainda nesta semana.

Planalto admite cortes no PAC para preservar emendas
Com receio de inviabilizar suas relações com o Congresso, o governo já admite cortar recursos de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em vez de mexer nas emendas parlamentares para compensar o rombo no Orçamento deste ano provocado pelo fim da CPMF.

Homem morre com suspeita de febre amarela em Brasília
Um paciente morreu e outros dois estão internados em Brasília com suspeita de febre amarela, segundo a Secretaria de Saúde. Os laudos definitivos, de acordo com o governo, saem até o final da semana. No fim de semana, um homem morreu em Goiânia com suspeita da febre amarela. Ele teria contraído a doença no interior do Estado, em Uruaçu. O paciente que morreu era de São Sebastião, cidade-satélite de Brasília, e tinha 34 anos. Foi internado no Hospital Regional da Asa Norte na sexta à noite e morreu na tarde de sábado. Apesar da suspeita de febre amarela, outras causas estão sendo investigadas -dengue, leptospirose e hantavirose.

Montadoras anunciam recordes de vendas e produção em 2007
Crédito em expansão, juros mais baixos e renda em alta garantiram à indústria automobilística em 2007 recordes para vendas no mercado interno, produção e exportações em valores. O ano passado só não foi o melhor da história para exportações em unidades, segundo divulgou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Para este ano, a entidade prevê mais crescimento: a expectativa é de alta de 17,5% nas vendas internas e um aumento na produção de 8,9%

O ESTADO DE S. PAULO

Falta de chuvas faz governo ligar usinas térmicas
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) está mantendo em operação todas as usinas térmicas disponíveis para a geração de energia, com o objetivo de suprir as limitações das hidrelétricas. Isso porque a escassez de chuvas está reduzindo a quantidade de água disponível nas hidrelétricas. A água armazenada no Sudeste caiu para 44% da capacidade dos reservatórios, apenas 5,6 pontos porcentuais acima do mínimo fixado pelo governo.

Planalto apressa partilha de cargos para impedir derrubada de pacote
O governo começará este mês a distribuir cargos para garantir o apoio dos congressistas aliados e repelir a tentativa da oposição de não votar o Orçamento de 2008 e de derrubar o decreto que aumentou impostos. "Precisamos chegar a fevereiro com todas as nuvens dissipadas", afirmou o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que ontem recebeu aval do presidente Lula para as nomeações. Em seu programa de rádio, Lula disse que Executivo, Legislativo e Judiciário terão que "cortar na veia" para compensar a extinção da CPMF.

INSS restringe crédito a aposentado
O governo vai mudar as regras do crédito consignado. Para aposentados e pensionistas do INSS, será reduzido de 30% para 20% a fatia da renda mensal que pode ser empenhada no pagamento da prestação. Em compensação, o prazo dos empréstimos vai aumentar de 36 para 60 meses. O consignado por cartão de crédito será limitado a três vezes a renda mensal do segurado.

Celular: prisão terá rastreador móvel
O Ministério da Justiça vai testar um novo meio de impedir o uso de celulares nas prisões. Como não deram certo os aparelhos que visavam a bloquear os celulares num determinado perímetro, será tentado um sistema que identifica os telefones que estão sendo usados ali e permite desativá-los, um a um. O sistema é móvel, portanto pode ser usado em vários presídios e não corre risco de destruição em caso de rebelião.

O GLOBO

Para conter assaltos, Cabral quer proibir carona em motos
Com o objetivo de reduzir crimes praticados por motoqueiros, o governador Sérgio Cabral anunciou ontem que estuda a possibilidade de baixar um decreto proibindo a circulação de motos com caronas no estado. A medida, adotada em Bogotá, na Colômbia, reduziu os índices de criminalidade. O governo entende que os garupas, armados, é que abordam as vítimas. Na Colômbia, os pilotos são obrigados a usar um colete com o número da placa da moto. A iniciativa seria uma medida de emergência para conter assaltos como o que vitimou o médico Lídio Toledo Filho no Alto da Boa Vista, na noite de reveillon. Segundo o governador, a proibição de carona é a medida mais radical e só será aplicada se outras ações não surtirem efeito.

“Vamos ter que cortar na veia”, diz Lula
O presidente Lula disse que, sem a CPMF, "vamos ter que cortar na veia". Apesar das ameaças de ir à Justiça, os banqueiros, para Lula, não reclamaram do aumento de impostos pois já tiveram muito lucro.

Previdência suspende crédito consignado
O INSS suspendeu operações do crédito consignado a aposentados e pensionistas para mudar as regras. Uma delas é a redução de 30% para 20% do limite da renda mensal para pagamento de financiamento. O prazo para quitação subirá de 36 para 60 meses e os aposentados poderão fazer financiamento no cartão de crédito.

Febre amarela: Saúde amplia vacinação
O governo recomendou que pessoas que viajarem para quase todo o país sejam, vacinadas contra a febre amarela. Em Brasília, suspeita-se que um paciente tenha a doença.

Ministro da polêmica – Lupi agora está na mira da CUT

O ministro do Trabalho e presidente do PDT, Carlos Lupi, que recebeu em dezembro ultimato da Comissão de Ética Pública para deixar um dos cargos, virou alvo de sindicatos ligados à CUT, que o acusam de favorecer a rival Força Sindical, ligado ao PDT. Lupi vem desrespeitando desde junho orientação da Comissão de Ética, que ameaça se dissolver. "Sou cana de canavieira. Nem queimada nem facão arrancam a minha raiz", Carlos Lupi, ministro do Trabalho e presidente do PDT.

Delúbio agora é do ramo da divulgação
O ex-tesoureiro Delúbio entrou no mercado publicitário: réu no processo do mensalão, é dono da Geral.com, firma de divulgação com sede em Goiânia, onde foi visto uma vez em cinco meses.

CORREIO BRAZILIENSE

Brasiliense suspeito de ter febre amarela
Morador do Lago Norte, Graco Carvalho Abubakir passou o Réveillon em Pirenópolis. Ele está internado desde o dia 4 com sintomas graves da doença e respira por meio de aparelhos. Exército participa da campanha preventiva no DF.

Governo admite frear o PAC. Lula alfineta bancos

Aliados no Congresso já prevêem cortes nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento para compensar perdas com o fim da CPMF. O presidente Lula afirma que o setor bancário está silencioso com aumento de impostos por causa dos altos lucros dos últimos anos.

Lupi diz que fica no cargo
Durante entrevista coletiva, ministro do Trabalho nega ter concedido registros irregulares a sindicatos ligados à Força Sindical — central atrelada ao PDT — e garante que continuará na Esplanada

Consignado do INSS deve voltar amanhã

Suspensa desde o dia 2, conforme revelou com exclusividade o Correio no sábado, a concessão de empréstimo com desconto em folha para aposentados deve ser retomada amanhã. Nova regra permite ao idoso comprometer somente 20% da renda com a prestação mensal.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

A inflação de insensatez

Auditores da Receita ameaçam planos do governo com greve

teste teste

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES