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Modernização do Estado brasileiro - A urgência diante da falência

Congresso em Foco

28/8/2016 | Atualizado às 14:02

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[caption id="attachment_258881" align="alignright" width="380" caption="País precisa de qualificação - e não compadrio - no serviço público, ressalta professor"][fotografo]EBC[/fotografo][/caption]As manchetes diárias mostram senão a falência, pelo menos a fraqueza da máquina estatal em áreas fundamentais. Faltam professores, orientadores e instrutores para a tão propalada revolução educacional por que o país clama e, também, policiais, delegados, peritos, procuradores e juízes para enfrentar a ameaça diária do crescimento do crime organizado. Sem falar nos serviços de saúde, que funcionam com qualidade bem abaixo do desejável. Devemos e podemos construir um modelo gerencial com base em princípios universais de competência e de mérito, com foco na eficiência e na qualidade, em substituição à velha cultura burocrática apegada a rituais e a normas. Contudo, para isso, o serviço público precisa criar estratégias e montar equipes funcionais capazes, dentro do princípio da ética e da moralidade - e não do apadrinhamento, do clientelismo e do populismo político. A Constituição de 1988 consagrou, entre tantos avanços democráticos, o princípio da entrada no serviço público mediante concurso público. Essa regra é exemplar. Garante a isonomia entre brasileiros - que significa, segundo o Dicionário Aurélio, igualdade de todos perante a lei, assegurada como princípio constitucional. Todo brasileiro é igual perante o Estado e pode ser servidor público, não interessa se veio de escola pública ou de escola privada; se é rico ou pobre; negro ou pardo; branco ou mestiço. Nem importa sua religião, sua geografia habitacional ou sua orientação sexual: o serviço público não pode fazer nenhum tipo de distinção. O choque de gestão na máquina estatal brasileira - e, também, na brasiliense - só pode ser feito se o serviço público contar com bons e vocacionados servidores, preparados após muito estudo, com conhecimentos para servir ao Estado e capacidade para interpretar os dispositivos legais do governo, tendo em mente a supremacia do interesse público. Nossa esperança é que haja uma mudança cultural: sai o "servidor barnabé" e entra o "servidor do público", que focaliza o cliente e enfatiza os resultados e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Mais sobre funcionalismo público Mais sobre gestão pública
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