Publicidade
Expandir publicidade
Datafolha e Ipec indicam margem de 50% a 51% para Lula, havendo possibilidade de vitória eleitoral ainda no primeiro turno. Foto: Antonio Augusto Ascom/TSE
Os institutos de pesquisa Ipec e Datafolha divulgaram neste sábado (1º) suas últimas pesquisas de intenção de votos antes do primeiro turno das eleições. Nos dois cenários, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva conta com uma possibilidade apertada de vitória em primeiro turno, dentro da margem de erro, que é de 2% em ambos os levantamentos. O que torna ainda mais eletrizante a expectativa para o domingo é que a desvantagem do presidente Jair Bolsonaro, do PL, candidato á reeleição, encolheu ligeiramente. No Datafolha, ele ficou estável em relação ao cenário anterior. Já o Ipec registra uma queda de desempenho do petista e melhora nas intenções de voto para o atual presidente da República.
No Ipec, Lula caiu de 52% para 51%. com relação à rodada anterior. E Bolsonaro, antes com 34%, subiu para 37%. Ciro Gomes, do PDT, caiu de 6% para 5%. Simone Tebet, do MDB, empatou com Ciro, mantendo os mesmos 5%. Soraya Thronicke, do União Brasil, e Felipe D’ávila, do Novo, mantiveram 1% de intenções de voto para cada um. Tanto nesse caso quanto na Datafolha, são considerados somente votos válidos, com o descarte de nulos, brancos e abstenções.
Na pesquisa Datafolha, Lula ficou com 50% das intenções de voto, Bolsonaro com 36%. E Simone Tebet ultrapassou Ciro Gomes, somando 6%, enquanto Ciro ficou com 5%. Soraya Thronicke (União-MS) teve 1%.
Ambas as pesquisas divulgaram os votos válidos, ou seja, os percentuais já descartadas as intenções de quem declarou voto nulo, em branco ou abstenção. É assim que a Justiça Eleitoral conta os votos na eleição.