Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/9/2009 15:11
Rodolfo Torres
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), não vive uma boa fase. Alvo de um processo de impeachment na Assembleia Legislativa do estado, a governadora quase se acidentou durante a abertura da Semana Farroupilha, em Porto Alegre (RS). No momento em que o candeeiro conhecido como "chama crioula" foi aceso, no último dia 12, o fogo subiu mais do que o previsto.
Confira o vídeo, com imagens da TV Record, que circula na internet:
Politicamente, a situação da tucana não é das melhores. A governadora enfrenta um processo de impeachment, aberto pela Assembleia estadual com base em informações extraídas de sindicâncias internas do governo gaúcho, da Polícia Federal, e do Ministério Público Federal. O MPF move ação de improbidade administrativa contra Yeda e mais oito pessoas sobre eventuais desvios de recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse ao Congresso em Foco que a situação de Yeda é delicada. "A situação é delicada, é grave. E eu mantenho a mesma posição que adoto aqui em Brasília. Que se investigue tudo e doa a quem doer. Quem cometeu o delito vai sofrer as penalidades, que podem chegar inclusive ao impeachment", afirmou Paim.
Por meio de nota oficial, Yeda afirmou que recebeu com "profunda surpresa" a decisão da Assembleia gaúcha de abrir processo de impeachment contra ela. A governadora destaca que a medida é "um ato de cunho absolutamente pessoal e de caráter formal" e que tem "firme confiança na ação da Justiça" e na posição do Parlamento (confira a íntegra da nota).
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil