Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/2/2008 | Atualizado às 12:42
O emprego industrial cresceu 2,2% em 2007, alcançando a maior alta acumulada desde 2001, quando começou a ser feita a pesquisa de trabalho e salário do setor, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento foi registrado em todas as 14 regiões pesquisadas e em 12 dos 18 segmentos industriais analisados.
O destaque no crescimento do emprego industrial ano passado ficou por conta dos estados de São Paulo (3,5%), Paraná (2,01%) e Minas Gerais (1,5%) e da região Nordeste (1,4%). Já em termos setoriais, a alta mais expressiva foi registrada pela indústria de alimentos e bebidas (4,0%), seguida pela de meios de transportes (7,7%), de produtos de metal (7,3%) e de máquinas e equipamentos (7,0%).
Por outro lado, alguns setores apresentaram queda. É o caso, por exemplo, dos setores de calçados e artigos de couro (-7,3%), madeira (-5,7%) e vestuário (-3,7%), que acumularam os maiores recuos em 2007.
Na avaliação do IBGE, o crescimento da indústria nacional "reflete o maior dinamismo da atividade produtiva em 2007". Para o instituto, a ligeira queda registrada em dezembro do ano passado em comparação com o mês anterior não preocupa. "A variação negativa de 0,5%, observada na passagem de novembro para dezembro, sugere um movimento de acomodação, uma vez que o emprego crescia há cinco meses neste tipo de comparação", sustenta o levantamento.
O IBGE também identificou crescimento na folha de pagamento em 2007. Os 5,4% registrados no ano passado só não superaram os 9,7% acumulados em 2004, quando foi assinalada a maior alta da série. O incremento na folha de pagamento se deu em todos os 14 locais pesquisados. Os índices mais elevados, nesse caso, se deram no Rio Grande do Sul (8,4%), em Minas Gerais (6,7%), na região Nordeste (6,3%). Veja a íntegra da pesquisa divulgada hoje pelo IBGE. (Edson Sardinha)
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem