Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Portal acompanhará gasto com Olimpíada e Copa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Portal acompanhará gasto com Olimpíada e Copa

Congresso em Foco

14/10/2009 17:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis 

Os investimentos destinados aos jogos internacionais com sede no Brasil terão monitoramento on-line no Senado e na Câmara. A Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 anunciou a criação de uma espécie de central de controle, via internet, para acompanhar e fiscalizar os gastos públicos com o campeonato de futebol.

O portal, que reunirá técnicos da Câmara e do Senado, será lançado em novembro e foi anunciado em reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), à qual a subcomissão permanente é subordinada.

A segunda etapa do projeto reunirá informações referentes à Olimpíada do Rio de Janeiro, em que o portal publicará e acompanhará o destino dos gastos do governo federal, da prefeitura e do governo do Rio com os jogos olímpicos. A inclusão da Olimpíada na denominação do colegiado, aliás, foi aprovada ontem (terça, 13) na reunião da CMA.

A assessoria da CMA informou à reportagem que o Tribunal de Contas da União (TCU) também vai abastecer e monitorar o portal. De acordo com consultores da comissão, os tribunais de contas dos estados (TCEs) que sediarão jogos da Copa do Mundo vão alimentar a central de controle com informações regionalizadas, de acordo com as exigências de cada estado.

A assessoria da CMA disse ainda que os TCEs terão de prestar contas periodicamente ao TCU, e que os processos de execução de qualquer tipo de obra de infraestrutura ou serviço serão acompanhados "desde o início", com a publicação dos gastos. "Vai haver fiscalização até do legado que fica para a população", disse um consultor, referindo-se ao conjunto de obras e serviços que ficarão de "herança" dos jogos.  

Segundo o presidente da CMA, senador Renato Casagrande (PSB-ES), o portal representa um instrumento relevante de fiscalização das despesas públicas com os eventos esportivos internacionais, que demandam vultosos aportes de recursos públicos e privados.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Comissão amplia alcance da tarifa social de energia

Ruralistas dominam comissão do Código Florestal

Haddad defende sistema de segurança para concursos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PL 4.606/2019

Comissão do Senado debate projeto que proíbe alterar textos da Bíblia

2

Parentalidade

Erika Hilton quer ampliar licença-maternidade em famílias homoafetivas

3

Transferência

COP 30: Veja quando a capital do país foi transferida simbolicamente

4

Povos tradicionais

Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais

5

Câmara

Projeto de Kim Kataguiri prevê inelegibilidade por apologia ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES