Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Embaixador espanhol nega discriminação a brasileiros

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Embaixador espanhol nega discriminação a brasileiros

Congresso em Foco

11/3/2008 20:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), Heráclito Fortes (DEM-PI), recebeu hoje (11) em seu gabinete o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró. Em meio à tensão gerada pelo tratamento dado pelas autoridades espanholas a turistas brasileiros – que envolveria maus-tratos e repatriações injustas – em aeroportos da Espanha, Peidró disse que não existe preconceito contra os brasileiros.

O diplomata revelou que, em 2007, em média 1% dos cerca de 800 brasileiros que desembarcaram diariamente na Espanha tiveram que voltar ao Brasil. Para Peidró, a questão não deve ser analisada episodicamente, e sim no contexto de um período mais amplo – exatamente porque o momento não refletiria a “tendência” de seu país em relação aos turistas brasileiros.

Para justificar a postura do governo espanhol em relação à imigração, o embaixador mencionou o “Acordo de Schengen”, que estabelece diretrizes para a política de livre circulação de cidadãos pelos países europeus. De acordo com ele, os outros países europeus signatários do acordo pressionam a Espanha em relação à política de imigração, devido ao fato de o país ser próximo à África e destino mais provável de turistas que falam a língua espanhola.

Segundo a Agência Senado, Heráclito Fortes considerou a visita de Peidró “um gesto altamente positivo”, e usou o eufemismo “mal-estar” para definir a crise entre Brasil e Espanha. Heráclito também não quis classificar como retaliação o fato de a Polícia Federal ter repatriado espanhóis no mesmo dia em que 30 brasileiros foram retidos no aeroporto de Barajas, em Madri. O senador prefere classificar o episódio com base no princípio da reciprocidade entre países acerca da questão.

Na semana passada, a polícia espanhola deteve dois estudantes de pós-graduação brasileiros no aeroporto internacional de Barajas. Eles iriam a Lisboa, capital de Portugal, participar de um congresso. Em fevereiro, uma física brasileira foi deportada da Espanha. A Comissão de Relações Exteriores do Senado deve convocá-la para relatar o que ocorreu.

Participaram da visita do embaixador os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Mão Santa (PMDB-PI), Romeu Tuma (PTB-SP), César Borges (PR-BA), Flávio Arns (PT-PR), João Tenório (PSDB-AL) e Paulo Duque (PMDB-RJ). (Fábio Góis)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprova prazo maior para pagar aposentados

Tucano denuncia "invasão" da casa da viúva de ACM

Oposição admite acordo para votar Orçamento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES