Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 49766, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":49766}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/8/2014 | Atualizado 18/9/2014 às 10:29
Marina Silva (PSB) já tem 29% das intenções de voto na disputa presidencial, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Dilma Rousseff (PT) continua na liderança no primeiro turno, com 34%, mas perde para Marina na segunda rodada de votação. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 19%. No segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina teria 45% dos votos e Dilma, 36%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, não há empate técnico entre Marina e Dilma no primeiro turno porque a primeira poderia ter no máximo 31% e a a petista, no mínimo, 32%.
Como Marina era candidata a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos, morto no último dia 13, a única comparação possível é com o cabeça da chapa. Na pesquisa anterior do instituto, fechada em 8 de agosto, Eduardo tinha 9%. Vinte pontos percentuais a menos do que Marina exibe agora, 18 dias depois.
De acordo com o levantamento, o Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm, cada um, 1%. Juntos, os outros seis candidatos somaram 1%. Dos eleitores entrevistados, 7% pretendem votar nulo ou em branco e outros 8% estão indecisos.
Segundo turno
Na simulação do segundo turno, Marina venceria Dilma, com 45% contra 36% da petista. Contra Aécio, Dilma levaria a melhor. Teria 41%, e ele 35%.
Dos três, a candidata do PSB tem a menor taxa de rejeição: 10%. Já Dilma é rejeitada por 36% dos eleitores entrevistados e o tucano, por 18%. A taxa da petista é a mais alta entre os 11 candidatos a presidente.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto em 175 municípios. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/ 2014, foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. O nível de confiança é de 95%.
Essa é a primeira pesquisa do instituto com o nome de Marina, lançada candidata pelo PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos. Pesquisa Datafolha divulgada semana passada apontou liderança de Dilma e empate técnico entre Marina (21%) e Aécio (20%). Na simulação do segundo turno, a candidata do PSB aparecia com 47% das intenções ante 43% da petista.
O Ibope também ouviu as pessoas sobre a administração de Dilma Rousseff. Para 34%, a gestão é ótima ou boa. Os que consideram ruim ou péssima somam 29% e os que consideram regular, 36%.
Veja também: Outros textos com referências a Marina Silva Com 21% das intenções de voto, Marina empata com Aécio, aponta Datafolha Mais sobre eleições 2014 Assine a Revista Congresso em FocoTemas
LEIA MAIS
CRISE ENTRE PODERES
Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso
JORNADA DE TRABALHO
Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário
LIBERDADE RELIGIOSA
Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos
{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }