Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/4/2014 | Atualizado 4/4/2014 às 19:20
[caption id="attachment_106128" align="alignleft" width="285" caption="Líder do governo no Congresso anunciou pedido para criação de CPI mista para investigar Petrobras e outras suspeitas"][fotografo]Ag. Senado[/fotografo][/caption]O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), anunciou nesta quinta-feira (3) que os partidos da base governista conseguiram as assinaturas de 219 deputados e 32 senadores para a criação de uma CPI mista para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras, contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do porto de Suape para viabilizar a refinaria Abreu e Lima e contratos na área de tecnologia digital.
O requerimento, que deve ser protocolado ainda hoje, deve ser lido na sessão do Congresso, marcada para o dia 15 de abril.
Ontem, o Senado adiou para a semana que vem a definição sobre a criação de uma CPI para investigar a Petrobras. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-RN), transferiu para comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a decisão sobre um pedido do PT para que a CPI proposta pela oposição não seja instalada.
O partido da presidenta Dilma Rousseff atua desde a semana passada para inviabilizar a criação da comissão ou para adicionar em seu escopo temas que poderiam atingir seus possíveis adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), nas eleições deste ano.
Além do pedido do PT, a CCJ vai ter de decidir sobre outro questionamento da oposição pedindo que a CPI investigue apenas os temas relacionados à Petrobras. O pedido, feito pelo PSDB, também foi negado por Renan.
A CPI proposta pela oposição no Senado teria como objetos de investigação a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras, supostas irregularidades em plataformas, suspeita de superfaturamento na compra de refinarias e a denúncia de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM. (Com Agência Senado)
Nosso jornalismo precisa da sua assinatura
Temas
Pequenas importações
Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário