Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Por que eu devo votar em você?

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Por que eu devo votar em você?

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Glauco Humai

5/12/2017 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Quer deixar um candidato sem graça? Pergunte a ele: por que eu devo votar em você? Por incrível que pareça, quase ninguém se prepara para essa pergunta, quase ninguém entra em uma eleição tendo estudado e se preparado para resolver os problemas reais das pessoas. Muito provavelmente, ele usará a senha da renovação para escapar da saia justa. Ele dirá: "Vote em mim porque eu sou o novo". Daí, você pode espremê-lo mais um pouco: "Ok, mas por que você é a renovação que nós precisamos? O que você quer mudar, onde você vai atuar"? Nessa hora, ou ele vai recorrer à famosa plataforma "sou o candidato da saúde, segurança e educação", ou já terá dado o fora. O mandato parlamentar, que deveria ser função pública, um cargo a ser ocupado por um cidadão eleito por um determinado período, tornou-se uma carreira de elite no Brasil. Por isso, o que a maioria dos candidatos diria se pudesse responder sinceramente à sua pergunta seria: "Sou candidato porque eu quero todas as vantagens inerentes a este emprego". Uma vez dentro do sistema, o indivíduo parece ser engolido por uma fumaça de privilégios que o "aprisiona" e o impede de se comunicar com qualquer coisa fora daquela atmosfera. Diversas pesquisas realizadas no último mês apontam o descrédito da população quanto ao funcionamento da democracia e das instituições democráticas, resultado mais do que esperado diante dessa triste verdade. O quadro é ainda mais complexo se levarmos em consideração que a sensação de acefalia, de falta de quadros competentes pensando e executando políticas públicas surge num momento de mudança de paradigmas, em que a sociedade, ultraconectada, tem demandas muito diferentes das que tinha há duas, três décadas.  
[fotografo]EBC[/fotografo]

Glauco: "Renovação tem que ser qualificada, sob pena de piorarmos o que já é muito ruim"

  Por isso, para escolher a mudança necessária, comece observando se apessoa tem qualificação para os desafios que Brasília precisa enfrentar. Por exemplo: hoje precisamos de cidades inteligentes, em que as pessoas tenham acesso, perto de suas residências, a bons serviços de saúde,educação, cultura, a alternativas locais de emprego e renda. Que, se for necessário, possam se locomover com equipamentos urbanos de qualidade e integrados. A construção desses modelos exige que o poder público disponha de tecnologia e de capacidade de fazer parcerias com uma sociedade civilizada e organizada. Políticos que não dialogam com a sociedade e que tomam sucessivas decisões à revelia da opinião pública não estão à altura dessa tarefa. Quem responder à pergunta "Por que eu devo votar em você?" sem uma visão cuidadosa dessas questões, pode acreditar, não fará bem para Brasília. A renovação tem que ser qualificada, sob pena de piorarmos o que já é muito ruim.  
<< Mais sobre Brasília << Mais sobre eleições 2018
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Brasília eleições democracia cidadania Distrito Federal voto eleições 2018 candidato crise brasileira mandato parlamentar Glauco Humai

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

PGR denuncia Geddel Vieira Lima por organização criminosa e lavagem de dinheiro

PGR pede que STF derrube decisão de Gilmar e mande Jacob Barata de volta para a prisão

Rodrigo Maia se diz realista sobre reforma da Previdência: "Sem o PSDB, não vamos a lugar algum"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES