Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/10/2014 | Atualizado 3/10/2014 às 8:43
A três dias da eleição, o presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, aparece empatado, em segundo lugar, com a candidata do PSB, a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, na disputa pelo Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa do instituto Datafolha, concluída nesta quinta-feira (2), a pessebista tem 24% das intenções de voto, ante 21% do tucano. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos, daí a situação de empate técnico.
Candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff (PT) segue líder isolada em simulação de primeiro turno, com 40%, embora continue com taxa de rejeição mais alta (32%).
A vantagem de Marina sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Atualmente, é de três pontos. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Os outros candidatos totalizam 1%. Brancos e nulos: 5%. Indecisos: 5%.
Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça eleitoral para divulgação do resultado oficial da eleição, Dilma aparece com 45%. Marina e Aécio com 27% e 24%, respectivamente.
Segundo turno
Em simulações de segundo turno, o instituto aponta vitória de Dilma tanto contra Marina quanto contra Aécio. Nos dois casos, os percentuais são os mesmos: 48% a 41%.
O Datafolha fez 12.022 entrevistas em 433 municípios ontem e hoje. A pesquisa, registrada na Justiça eleitoral sob o protocolo BR-00933/ 2014, foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.
Ibope
Também divulgada no começo da noite desta quinta, pesquisa do Ibope - bancada pelo próprio instituto -- aponta Dilma com 40%, Marina com 24% e Aécio com 19%. Pastor Everaldo e Luciana Genro têm 1% cada. E os outros somam 1%. Brancos e nulos totalizam 8% e 7% não souberam ou não responderam.
Em teste de segundo turno, a apuração do Ibope também aponta vitória de Dilma contra qualquer um dos seus principais concorrentes. A petista alcança 43% das intenções de voto, ante 36% de Marina. E 46% contra 33% do tucano.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o protocolo BR-00942/ 2014.
Mais sobre as eleições Assine a Revista Congresso em FocoTemas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA