Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 53864, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":53864}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/8/2014 23:31
O Senado aprovou hoje (5) proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta em um ponto percentual o repasse do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A PEC segue agora para a Câmara.
A proposta visa a "equilibrar a necessidade de desconcentrar as receitas em favor dos municípios, especialmente os menores", que são mais dependentes do FPM, segundo parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE).
Para reduzir os impactos das alterações e não prejudicar a política de austeridade fiscal do governo, o senador acatou emenda que faz um escalonamento do aumento do repasse em 0,5 ponto percentual por ano, pelos próximos dois exercícios fiscais.
Inicialmente, a proposta era aumentar em dois pontos percentuais o repasse dos impostos que compõem o FPM, mas Armando Monteiro apontou que o governo sinalizou com um acordo em torno da proposta de um ponto percentual, o que atende à urgência de aumentar o repasse do FPM aos municípios que já estão endividados. (Com Agência Brasil)
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
LEIA MAIS
Imposto de Renda
Hugo defende participação de bancos no debate da isenção do IR
SECRETARIA GERAL
Governo recebe frentes por plebiscito de escala 6x1 e reforma do IR
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Médicos e dentistas aumentam pressão no Congresso por piso salarial
DEZ ANOS DE PRISÃO
Zambelli debochou de Lula preso e hoje diz que não aguentaria a cadeia
Câmara dos Deputados