Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Relator quer abonar multas de caminhoneiros
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 55882, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":55882}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Relator quer abonar multas de caminhoneiros

Congresso em Foco

3/6/2013 | Atualizado às 19:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_114246" align="alignleft" width="290" caption="Relator da comissão, Colatto quer abonar as multas dos caminhoneiros"][fotografo]Luis Macedo/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]Relator da comissão especial da Câmara criada para analisar mudanças na Lei do Caminhoneiro, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) vai propor na próxima terça-feira (4) a transformação das multas aplicadas a esses profissionais em simples advertências. Para ele, há uma grande "interrogação" por causa da suspensão dos efeitos da lei, sancionada no fim de abril do ano passado. A norma estabelece a obrigação do descanso a cada quatro horas trabalhadas e multas para quem não cumprir a jornada. Em setembro de 2012, o Conselho Nacional de Trânsito editou resolução suspendendo o cumprimento da Lei 12.619/12 por 180 dias. A recomendação era a de que a fiscalização só ocorresse em estradas "que tenham possibilidade do cumprimento do tempo de direção e descanso, no que se refere à existência de pontos de parada que preencham os requisitos definidos", como condições sanitárias e de conforto, alojamentos e refeitórios. As multas são de R$ 127 e cinco pontos na carteira de habilitação. "É preciso saber: valeu ou não valeu?", questiona o catarinense. Apesar de não ter um valor estimado da renúncia que representaria o perdão das multas, o peemedebista avalia que as penalidades aplicadas após a edição da lei são exorbitantes, ferindo princípios constitucionais como razoabilidade e proporcionalidade. Atualmente, além da existência de pontos de parada com condições mínimas, a lei também obriga um intervalo mínimo de meia hora após quatro horas de direção contínua. O relatório de Colatto também pretende modificar essa exigência, aumentando para até seis horas do tempo em que o condutor pode permanecer sem descanso. A possibilidade de modificar o tempo de direção causou um racha na comissão. Para motoristas contratados, ele propõe que sejam aplicadas as seis horas. Para os autônomos, uma "flexibilização maior, desde que não comprometa a segurança". Além de obrigados a realizar exames toxicológicos, os caminhoneiros donos do próprio negócio teriam de ter um descanso contínuo mínimo de oito horas. "A lei precisa respeitar a realidade do Brasil e ser factível", avalia. O país conta atualmente com cerca de 5 milhões de motoristas, sendo quase 2 milhões de caminhoneiros. Destes, 835 mil são autônomos. Consenso Apesar da divergência a respeito do tempo de direção, também há espaço para o consenso no colegiado. O presidente Nelson Marquezelli (PTB-SP) e o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), ex-diretor do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), afinam o discurso quando o assunto é a obrigatoriedade de exame toxicológico para os caminhoneiros. "Quem é viciado em drogas não vai poder mais dirigir", resumiu Marquezelli num dos encontros da comissão. "A droga é o grande problema, e exige planos específicos. Não vai ser aumentando o repouso do caminhoneiro que ele vai deixar as drogas", complementou Neori Tigrão Leobet, representante do Movimento União Brasil (que reúne os caminhoneiros autônomos) na ocasião. Veja também: Aumento no tempo de direção gera racha entre deputados Governo e Câmara costuram mudanças na Lei do Caminhoneiro
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Câmara orçamento multa economia nelson marquezelli Valdir colatto Lei do Caminhoneiro comissão especial jornada advertência

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara

Comissão aprova revisão de pensões a dependentes de PMs e bombeiros

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

AGENDA DO DIA

Câmara tenta acordo para votar reajuste de servidores do Executivo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

POLÊMICA NO SENADO

Senado vota eleição a cada 5 anos e mandato maior para parlamentar

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

4

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

5

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES