Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. MP dos Portos: um velho discurso para a velha privatização

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MP dos Portos: um velho discurso para a velha privatização

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Zé Maria

22/5/2013 | Atualizado às 12:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Na mesma semana em que ocorria a maior entrega do petróleo da história do país, o governo também promovia a privatização de um grande e estratégico setor da infraestrutura. A Medida Provisória 595, a famigerada "MP dos Portos", foi aprovada no Congresso no dia 16 a poucas horas de perder a validade. Apesar da estranha confluência de interesses que cercou a medida, a votação foi uma das mais conturbadas do governo Dilma, que teve que abrir os cofres. Estima-se que o governo tenha liberado o equivalente a R$ 1 bilhão em emendas parlamentares a fim de aprovar a MP. A disputa se deu entre aqueles que defendiam os interesses das empresas que já administram os atuais portos e as que querem entrar nesse lucrativo negócio.  Em meio aos poderosos lobbies que atuaram em Brasília, o que realmente significou a aprovação dessa MP? A exemplo do que fez na década de 90 com a privataria tucana, a imprensa vendeu a MP como uma medida de "modernização" dos portos; na verdade, um eufemismo para a velha privatização. Ela atualiza a Lei dos Portos de 1993, que já havia aberto o setor ao capital privado através de licitação e concessão. A nova lei, além de alterar os marcos para a exploração dos portos (antes os portos privados só podiam despachar carga própria enquanto que os públicos não tinham essa restrição; agora, liberou geral), permite a construção de novos portos e terminais à iniciativa privada, sem licitações. Na verdade, há anos as empresas exploram os portos sem licitação, ilegalidade apontada pelo Tribunal de Contas da União desde 2000 e que a agora a MP legaliza. As legendas tradicionais da direita, como o PSDB, fizeram cena e tentaram tumultuar a votação, mas não apresentaram qualquer oposição à medida. Nem poderiam, pois ali está o programa deles e o que sempre defenderam, desde o governo FHC. O que dificultou a votação foi a contraposição de interesses distintos, ambos bem representados no Congresso: de um lado as empresas que já operam nos portos públicos, e de outro as interessadas em tomar parte do butim desse lucrativo negócio. No primeiro grupo, estão o banqueiro Daniel Dantas e sua empresa Santos Brasil, a maior da América do Sul; no outro, Eike Batista e empreiteiras como a Odebrecht. De forma que foram esses os interesses que polarizaram todas as negociações no Congresso: Dantas ou Eike. Que o governo do PT tenha, na prática, incluído em seu programa a privatização, já não sofrendo qualquer dilema ideológico sobre o assunto, não é nenhuma novidade, por mais lamentável que isso seja. Na privatização dos portos, porém, o que surpreendeu foi o apoio prestado por centrais sindicais como CUT, CTB e UGT à medida. Mesmo a privatização prejudicando os trabalhadores dos portos e estaleiros, cuja contratação não terá mais intermediação do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), tal como reivindicavam os empresários. O órgão cuidava da contratação da mão de obra nos portos públicos e garantia alguns direitos a esses trabalhadores que os portos privados agora não terão mais obrigação de garantir. Mais uma vez, os trabalhadores foram rifados pelo governo e suas direções sindicais para atender aos interesses das grandes empresas. Sob o discurso da "correção de gargalos" e "modernização" do setor, a reforma representa o avanço da privatização e a subordinação de um dos setores mais estratégicos da economia brasileira aos interesses do capital privado e estrangeiro. Nessa briga entre Eike Batista e Daniel Dantas para ver quem põe as mãos nesse lucrativo setor, o povo brasileiro saiu perdendo. Tudo sobre a MP dos Portos
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PT PSDB FHC MP dos Portos centrais sindicais Eike Batista Daniel Dantas privatizações

Temas

Infraestrutura

LEIA MAIS

Audiência

Audiência de ação do PT contra Jojo Todynho por difamação é marcada

ENERGIA

Comissão mista aprova reforma do Setor Elétrico

ENERGIA

Comissão mista pauta votação da MP do Setor Elétrico

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

2

CONDENAÇÃO DE BOLSONARO

Ex-presidentes anistiados voltaram a ser condenados

3

JUDICIÁRIO

"Careca do INSS" poderá escolher se vai depor na CPMI, decide Mendonça

4

BEM-ESTAR

Projeto exige indicação do nível de ruído em fogos de artifício

5

Orçamento 2025

Executivo propõe R$ 62,7 mi para modernização da Receita Federal

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES