Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/9/2014 | Atualizado às 17:13
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o pagamento de auxílio-moradia a todos os juízes federais do país. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá estipular o valor do auxílio.
Fux se manifestou, liminarmente, em uma ação em que juízes federais argumentam que o benefício é concedido a membros do Ministério Público, ministros de tribunais superiores e a magistrados estaduais.
Com a determinação do STF, o valor só não vai ser pago a juízes que tenham imóvel funcional à disposição na cidade onde trabalham. "O direito à parcela indenizatória pretendido já é garantido por lei, não ressoando justo que apenas uma parcela de juízes o perceba, considerado o caráter nacional da magistratura", disse Fux, em decisão tomada nesta segunda (15).
O ministro considerou ainda que os juízes federais não têm uma série de direitos previstos para outras categorias profissionais, como hora-extra, por exemplo. Ele determinou que os tribunais regionais federais comecem a pagar o auxílio imediatamente.
Temas
LEIA MAIS
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
LEVANTAMENTO DO SENADO
Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025