Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/4/2014 | Atualizado às 21:33
[/caption]
Em resposta à CPI da Petrobras, iniciativa da oposição, senadores da base aliada do governo apresentaram nesta terça-feira (1º) requerimento para que seja criada uma comissão para apurar casos de cartel no metrô de São Paulo durante administrações do PSDB e obras envolvendo o porto de Suape, administrado pelo governo de Eduardo Campos (PSB).
Trinta e um parlamentares aliados do Planalto pedem investigações sobre supostas irregularidades em contratos para aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares, em São Paulo e no Distrito Federal, que envolvam as empresas no acordo de leniência firmado pela Siemens.
Outro objeto proposto pela base aliada são as atividades da Petrobras e do porto de Suape para viabilizar a construção e a operação da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, estado governado por Eduardo Campos, provável candidato à presidência da República.
Impugnação
O requerimento da CPI pedida pela base foi encabeçado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e lido pelo também senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o que oficializa sua criação. No entanto, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentou uma questão de ordem à mesa diretora indicando que o pedido envolve governos estaduais.  O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve responder ao questionamento nesta quarta.
A base propõe ainda apuração sobre convênios e contratos firmados por órgãos e entidades estaduais e municipais para aquisição de equipamentos e o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia de informação, com a utilização de recursos da União. O requerimento da base também inclui as questões abordadas pela oposição no pedido da CPI da Petrobras, lido mais cedo.Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime