Revisor: Genoíno não assinou o primeiro empréstimo do PT
9/10/2012
Publicidade
Expandir publicidade
[caption id="attachment_83907" align="alignright" width="285" caption="Para Lewandowski, Genoino não tinha conhecimento que a origem do empréstimo inicial era Marcos Valério e suas empresas"][fotografo]Carlos Humberto/STF[/fotografo][/caption]O revisor do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (9), antes da retomada dos votos sobre o item 6, da compra de votos na base aliada, que José Genoíno não foi avalista do primeiro empréstimo feito pelo PT no Banco Rural. De acordo com o ministro, o petista "desconhecia por completo" a tomada de crédito pelo partido para sanar dívidas de campanha.
Mensalão: entenda o que está em julgamentoQuem são os réus, as acusações e suas defesasTudo sobre o mensalão
"Ele só tomou conhecimento quando foi registrado e contabilizado perante à Justiça Eleitoral", afirmou. O revisor da Ação Penal 470 resolveu fazer este esclarecimento após ter sido confrontado "com uma questão fática" na semana passada. No seu voto, ele tinha dito que Genoíno não tinha conhecimento do primeiro empréstimo. Ele foi contestado por outros ministros. Em especial, Marco Aurélio Mello.
Lewandowski absolve Genoino de corrupção ativa
Para o revisor, Genoíno está sendo acusado e "eventualmente condenado" apenas por ter ocupado a presidência do PT. "Tanto na denúncia quanto nas alegações finais o Ministério Público disse que esse dinheiro não abasteceu o valerioduto", afirmou Lewandowski, reforçando que a primeira tomada de empréstimo foi avalizada pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo empresário Marcos Valério.
Marco Aurélio, que fez um dos apartes na semana passada, disse que baseou sua intervenção em um documento presente no processo: uma célula de crédito bancário que tem a assinatura de Genoíno. "O laudo confirma o que vossa excelência informa. Mas existe esta cédula com a assinatura do réu", disse Marco Aurélio. Apesar da intervenção de Lewandowski, nenhum dos ministros que votaram anunciou uma mudança de voto até agora.
Leia também:Fux condena Delúbio, Dirceu e GenoinoMensalão: Rosa dá maioria para compra de votosLewandowski absolve José Dirceu de corrupçãoRelator condena José Dirceu por corrupção ativaSaiba mais sobre o Congresso em Foco