[caption id="attachment_55842" align="alignleft" width="319" caption="João Donato e Maíra Freitas: bossa nova e samba na festa do Prêmio Congresso em Foco 2011"][/caption]
Na década de 80, o cantor, compositor e multi-instrumentista João Donato deu um corpo musical meio samba meia bossa nova a uma letra de Martinho da Vila. O conjunto formou a canção “Gaiolas Abertas”. A letra era dedicada a uma das filhas de Martinho da Vila, que crescia e se tornava adulta. “Voa, voa passarinha, voa”, dizia a letra. “Tu não estás presa mais”, continuava. Martinho, o pai preocupado, alertava que “há perigos lá fora, visgos e pedras mortais”. Mas concluía, feliz: “Pra ser livre, valem os riscos”. Na próxima segunda-feira (7), Brasília poderá assistir ao encontro de João Donato com uma das filhas de Martinho da Vila, a cantora Maíra Freitas. O show de João Donato, um dos pais da bossa-nova, e do “novo talento”, como Donato define, Maíra Freitas, será a “cereja do bolo” na festa de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2011.Clique aqui para ouvir “Gaiolas Abertas” na voz de Gal Costa
João Donato de Oliveira Neto é considerado por muitos o verdadeiro fundador da bossa-nova. Basta dizer que, para críticos musicais e especialistas no assunto, um dos seus companheiros de violão, um tal de João Gilberto, despejou em “Chega de saudade” a inspiração bebida nos acordes do acreano nascido em 1934. De Donato, João Gilberto gravou, entre outras canções, “Rã”. João Donato é parceiro de grandes nomes da música popular brasileira, como Tom Jobim (“Quando a lembrança me vem”, entre muitas outras) e Gilberto Gil (com quem compôs a magistral “A Paz”). Na festa do Prêmio Congresso em Foco, ele repetirá um show realizado uma única vez, no Rio de Janeiro, com Maíra Freitas, filha de Martinho, irmã de Mart’nalia, que inicia a sua carreira como cantora.
“É um amor de menina”, desmancha-se João Donato. O compositor, que se apresentará ao piano reforçado pela delicadeza da voz de Maíra, garantiu que o público terá “coisa muito boa” no Porto Vitória, casa de eventos localizada à beira do Lago Paranoá, em Brasília. Para tanto, Donato diz confiar no entrosamento e na qualidade do “time” de músicos escalados para o espetáculo.
“Nós já estamos trabalhando há três meses juntos. Ela já está acostumada ao meu repertório, eu já estou acostumado ao repertório dela. Vai ser uma coisa muito boa”, disse Donato, que antecipou à reportagem algumas músicas que serão ouvidas no evento, embora o formato do show ainda não esteja definido. Estão devidamente ensaiadas, e prontas para o deleite dos fãs, o samba-afoxé “Emoriô” e as saborosas “Suco de Maracujá” e “Daquele amor nem me fale”, essas últimas parcerias com Martinho da Vila. Maíra apresentará “A rã”, na versão com a letra de Caetano Veloso que “ela [Maíra] “gosta de cantar”.
Veja aqui tiragostos do que será ouvido no show: João Donato canta “Suco de maracujá”: