Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/6/2011 5:10
Mário Coelho*
A Polícia Federal pode rastrear os hackers responsáveis pelos recentes ataques nas páginas da Presidência da República, de ministérios, da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação é do especialista em crimes eletrônicos e segurança na internet Marcelo Lau, considerado uma das autoridades brasileiras no assunto. Segundo Lau, a tem instrumentos para identificar os hackers mesmo se eles estiverem no exterior e usando vários computadores.
?[Se os hackers] estiverem fora do país será um caminho mais longo?, disse Lau. ?Não existe anonimato absoluto. As máquinas fazem os registros?, acrescentou, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. A entrevista foi reproduzida pela Agência Brasil. Para ele, a PF ?está muito bem preparada e equipada?. Ontem (24) de madrugada, quando hackers invadiram a página do IBGE, um recado atribuído aos invasores indicava que mais ataques ocorrerão no país.
Para Lau, a invasão por hackers não é o caminho ideal para cobrar melhorias ou mostrar que há falhas nos sistemas de segurança dos órgãos ligados ao governo. ?Fazer uma invasão desse tipo é expor dados. Não é a melhor maneira de colocar a necessidade de rever a segurança [do sistema]?, disse ele. ?Expor deliberadamente [alguns tipos de] dados é crime?, reforçou.
Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, causando a queda da página ou a operação com lentidão. No site da Receita Federal, foram registrados cerca de 300 mil acessos simultâneos ? volume que normalmente leva uma hora para ser registrado durante a entrega de declarações do Imposto de Renda.
*Com informações da Agência Brasil
Temas
SABONETES E PERFUMES
Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais
Prêmio Congresso em Foco
Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025
TENSÃO ENTRE VIZINHOS
Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei
SEGURANÇA PÚBLICA
PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais