Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Os melhores momentos da premiação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Os melhores momentos da premiação

Congresso em Foco

5/12/2008 0:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha*

Convites à reflexão sobre o desempenho do Congresso Nacional e homenagens a dois parlamentares que saíram de cena recentemente mas deixaram viva a admiração dos colegas. Com esses dois ingredientes, razão e emoção deram o tom dos discursos na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2008, na última segunda-feira (1º), em Brasília, aos melhores deputados e senadores do ano. 

Sob a apresentação dos jornalistas Heraldo Pereira e Cristina Serra, o evento premiou os 42 finalistas pré-classificados por profissionais de imprensa, submetidos posteriormente ao crivo dos leitores deste site por 60 dias, em votação na internet.

Quem não esteve no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nem acompanhou a transmissão ao vivo pela internet, pode conferir, a seguir, vídeos de alguns dos melhores momentos da premiação.

A homenagem a Jefferson Péres

Um dos cinco senadores a integrar a lista de finalistas das três edições do prêmio, Jefferson Péres (PDT-AM), morto em maio deste ano, teve sua memória reverenciada pela mulher, a juíza Marlídice Péres. No momento de maior emoção da cerimônia, ela pediu a palavra ao receber uma placa em nome do marido, o décimo senador mais votado pelos internautas em 2008.

“Eu acredito que os sonhos e as certezas de Jefferson não se perderão num simples ato de encantamento que lhe foi colocado. As certezas e os sonhos dele devem perdurar. O sonho de ver um Brasil mais justo, mais digno, mais próspero, melhores índices de educação, saúde e segurança e a certeza de que ser decente não é ser tolo. E que ser honesto não é ser ultrapassado nem démodé”, declarou Marlídice, antes de ser aplaudida de pé pela platéia.

Confira o vídeo

A sugestão de Cristovam

Jefferson Péres também foi homenageado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ao receber o prêmio como o senador mais bem avaliado pelos jornalistas em 2008, o pedetista sugeriu que a categoria criada este ano para homenagear o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção leve o nome do ex-colega, seu companheiro na chapa presidencial em 2002. A sugestão foi prontamente aceita pela direção do Congresso em Foco. A homenagem será prestada já a partir de 2009, quando a premiação chegará à sua quarta edição.

Confira o vídeo

O reconhecimento de Simon

Apontado pelos internautas como o parlamentar que mais atuou no combate à corrupção e na promoção da Justiça, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) também homenageou Jefferson Péres e lembrou da responsabilidade de toda a sociedade para a melhoria da representação política no país. Para o senador gaúcho, a premiação serve de estímulo para o trabalho dos parlamentares e reforça a visão crítica do site. “O Congresso em Foco tem esse grande mérito. Além de mostrar os erros que acontecem, mostra que alguma coisa deve ser feita e respeita aquilo que foi feito”, ressaltou.

Confira o vídeo

O desabafo de Garibaldi

Autor do discurso mais contundente da noite, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), condenou o abuso das medidas provisórias, pregou a independência do Legislativo em relação ao Executivo e ao Judiciário e saudou o prêmio como um estímulo à melhoria do Parlamento. “Todos devem fazer deste prêmio um motivo de estímulo para continuar a luta por um Parlamento melhor. E um Parlamento melhor significa um Parlamento independente, sem o abuso das medidas provisórias”, disse Garibaldi, um dos senadores mais votados pelos jornalistas.

Segundo o senador, o Legislativo tem de resgatar sua autonomia e trabalhar mais. “A melhor referência que nós  poderíamos receber na noite de hoje é essa palavra de estímulo, é este prêmio do Congresso em Foco, que, se eu pudesse, colocaria no lugar mais alto do Congresso Nacional”, acrescentou.

Confira o vídeo

O compromisso do site

Criador e diretor do Congresso em Foco, o jornalista Sylvio Costa disse que a iniciativa de premiar os parlamentares que mais se destacaram no ano tem, acima de tudo, um caráter pedagógico, pois convida o cidadão a refletir e a acompanhar mais de perto a atuação de seus representantes no Parlamento.

“Premiações desse tipo podem ser associadas a celebrações fúteis, honrarias que não têm muito sentido. Esse não é o nosso caso. Somos um site que faz questão de ser independente, independente do governo e da oposição, um site que gosta de fazer jornalismo indo até o fundo das coisas, fazer reportagem livremente”, afirmou. “Não somos um site chapa branca”, acrescentou.

Sylvio lembrou que o Congresso em Foco foi o primeiro site a publicar a relação dos parlamentares que respondem a acusações criminais e publica periodicamente levantamentos sobre a assiduidade e o uso das verbas indenizatórias de deputados e senadores. “A idéia é produzir informação para transformar o Brasil num país melhor. A gente pode fazer jornalismo promovendo educação política.”

Confira o vídeo

A avaliação de Alvaro

Senador mais votado pelos internautas este ano, Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que, em sua avaliação, o maior propósito do Prêmio Congresso em Foco é fortalecer a democracia. "Nós sabemos que o Congresso em Foco, na verdade, não teve a intenção de nos homenagear. Mas sim de valorizar a instituição parlamentar brasileira".

Alvaro sustentou que os políticos corruptos devem ser penalizados pela sociedade, mas que o Poder Legislativo não pode ser maculado por isso. "Condenados devem ser aqueles que desonram o mandato que exercem. Nós somos passageiros, transitórios, substituíveis. A instituição, não. Ela é permanente, insubstituível, definitiva. Preservá-la é preservar a democracia."


Clique na imagem

Aleluia ressalta colegas

Terceiro deputado mais votado pelos internautas, José Carlos Aleluia (DEM-BA) abordou a complexidade de se analisar a qualidade da atuação parlamentar. “É sempre muito difícil fazer aferição de trabalhos. É muito mais fácil fazer aferição quando se trata de produtos padronizados. Deputados e senadores não são produtos padronizados, são produtos que vêm da sociedade”, declarou.

O deputado disse ainda que a internet tem feito os parlamentares mudarem a forma de se comunicar com os eleitores e destacou o nível dos demais finalistas do prêmio. “Os finalistas mostram que a sociedade quer parlamentares com posição. Não vi nenhum swinger, ninguém que dança de partido. Foi uma homenagem aos partidos. Há os que são de esquerda, os que estão no centro, os que têm posição, defendem a Casa. Tenho muito orgulho de estar ao lado de vocês e receber este prêmio”, afirmou.

Confira o vídeo

Fruet e o espírito crítico

Avaliado como o melhor deputado em 2008 pelos jornalistas, Gustavo Fruet (PSDB-PR) defendeu o espírito crítico dos profissionais de imprensa que, assim como a oposição, segundo ele, tem o papel de fiscalizar o governo e fortalecer a democracia.

"Quero agradecer imensamente a gentileza da escolha, a responsabilidade compartilhada pelos demais e o envolvimento das entidades que cumprem o papel de denunciar os momentos ruins da política brasileira, mas que em outros, entendem que certas pessoas, certas lideranças, certas idéias dão o tom e rumo da política nacional", afirmou.


Clique na imagem

A emoção de Luciana

Conhecida pelos discursos duros que costuma fazer no plenário, a deputada Luciana Genro (Psol-RS) caiu em lágrimas ao receber o Prêmio Congresso em Foco como a segunda parlamentar mais bem avaliada pelos internautas na Câmara. Ressaltando a importância de uma mulher estar entre as premiadas, Luciana dividiu simbolicamente o prêmio com seu partido, seus eleitores e a família.

“É uma oportunidade de mostrar que existem também coisas boas no Congresso Nacional, que existem parlamentares que desempenham seu mandato com muito esforço e dignidade”, avaliou. “Essa distinção que o Congresso em Foco nos dá deve ser dividida com muitas pessoas. Particularmente, com meu partido, porque vejo que a forma de fazer política que represento é a que Psol desenvolve em todo o país.”


Clique na imagem

A lembrança de Gabeira

Ao receber o prêmio como deputado mais bem avaliado pelos internautas em 2008, Fernando Gabeira (PV-RJ) disse que o ano para ele foi “muito difícil”. "Tentamos levar para as ruas algumas premissas da reforma política que ainda não conseguimos realizar no Congresso", afirmou o deputado, que perdeu a disputa em segundo turno à prefeitura do Rio para Eduardo Paes (PMDB).

Gabeira também fez questão de homenagear o deputado Mussa Demes (DEM-PI), que morreu em novembro, vítima de câncer. "Apesar de não termos muitas vitórias coletivas, temos inúmeros excelentes congressistas; anônimos, trabalhadores, discretos, simples", disse, citando o ex-colega como um desses exemplos.


Clique na imagem

O prêmio

Esta foi a terceira edição do Prêmio Congresso em Foco, que pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacaram no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes.

Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o prêmio teve o apoio, em 2008, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), da Ambev e do Buffet Cristina Roberto, contando ainda com a parceria institucional com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe).

*Colaborou Daniela Lima.

Leia também

Parlamentares cobram um Congresso mais firme

As imagens que marcaram o prêmio

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

DataSenado: 96% querem mudanças na tramitação de MPs

Jornalistas e parlamentares debatem Lei de Imprensa

MPF quer que diretor do Dnit devolva R$ 430 mil à União

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES