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Escutar o que as crianças têm a dizer - o primeiro passo para falar de acontecimentos trágicos

É igualmente importante mostrar às crianças que elas também podem realizar ações que vão contribuir para o bem-estar das pessoas atingidas

Congresso em Foco

31/5/2024 11:14

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Cenário de destruição em Arroio do Meio, uma das centenas de cidades gaúchas devastadas pelas chuvas. Foto: Gustavo Mansur/Secom-RS

Cenário de destruição em Arroio do Meio, uma das centenas de cidades gaúchas devastadas pelas chuvas. Foto: Gustavo Mansur/Secom-RS
Claudia Lima Gabionetta * As notícias trágicas fazem parte do universo jornalístico. Muitas delas podem nos impactar, causando indignação, desconforto e tristeza. Imaginem então o efeito que isso pode causar nas crianças que não conseguem ficar protegidas dos fatos que nos rodeiam? Eventos como a catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul, com as fortes chuvas e enchentes, são exemplos de notícias que chegam, inevitavelmente, ao conhecimento das crianças. Por isso, pais e professores devem estar atentos para mediar esse impacto causado pela informação de eventos tristes e oferecer à criança um ambiente seguro e acolhedor para conversar sobre o assunto. Antes de qualquer coisa, é necessário escutar atentamente o que a criança tem a dizer, quais são suas dúvidas ou inquietações e, a partir daí, ajudá-la a compreender a situação. É essencial falar a verdade, no entanto as informações podem ser adaptadas à maturidade de cada criança com linguagem adequada, evitando detalhes que possam ser perturbadores ou difíceis de entender. Limite a exposição das mídias direcionadas para adultos. Se quiser ler um material jornalístico sobre o assunto, busque aqueles que são elaborados especialmente para o público infanto-juvenil. Esses veículos transmitem o acontecimento de forma cuidadosa tanto na elaboração dos textos, como na escolha das imagens. Além disso, procure focar em notícias cujas ações sejam de resolução ou solidariedade  que estão sendo praticadas. Isso ajuda a criança a perceber que, apesar das dificuldades, algo está sendo feito em favor das pessoas. É igualmente importante mostrar às crianças que elas também podem realizar ações que vão contribuir para o bem-estar das pessoas atingidas. Troca de mensagens de apoio e carinho são um bom exemplo. Inclusive, escrever cartas e fazer desenhos podem ajudar as crianças a lidar com suas emoções, além de sentirem que estão colaborando para amenizar a situação.  Estimulá-las a participar de campanhas de arrecadação de roupas ou alimentos pode ser outra forma de atuação. Aliado a isso, é importante reafirmar para as crianças que existem adultos e autoridades responsáveis trabalhando para manter as pessoas seguras e tentar resolver a situação. Destacar histórias de superação, solidariedade e apoio mútuo, ajudam a equilibrar a discussão e transmitem mensagem de força e esperança. Dessa forma, não alienamos nossas crianças dos problemas, mas caminhamos lado a lado com elas para que se sintam seguras, e desenvolvam habilidade de empatia e compreensão de mundo. * Claudia Lima Gabionetta é coordenadora pedagógica da revista Qualé, pós-graduada em Gestão de Educação Infantil e especialista em Educação Midiática. 
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
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