Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CRE do Senado alerta sobre futuro do tráfico no Rio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CRE do Senado alerta sobre futuro do tráfico no Rio

Congresso em Foco

29/11/2010 19:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Por meio de nota, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado prestou nesta segunda-feira (29) apoio às forças federais que, em ação deflagrada e intensificada na última semana, dominou um dos epicentros do poder dos narcotraficantes do Rio de Janeiro - o complexo de favelas do Morro do Alemão e a Vila Cruzeiro. Com estratégia considerada bem sucedida, a tomada de território das comunidades resultou não só na expulsão dos traficantes, mas na apreensão de toneladas de drogas, armamentos, veículos e demais equipamentos que estavam há décadas a serviço do tráfico.

Com elogios ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a quem cabe a autorização para o envio de tropas das Forças Armadas, a CRE faz a ressalva de que "é necessário implementar uma vigilância ativa para impedir o tráfico de entorpecentes e o contrabando de armas pelas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas". A comissão cumprimenta ainda o ministro, uma das figuras proeminentes do PMDB, pela "permanência no cargo, anunciada publicamente" pela presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será instalada na região, uma área com cerca de 400 mil habitantes, até meados de 2011 - o trabalho já estava previsto, mas foi antecipado em razão da intensificação dos ataques criminosos na região metropolitana do Rio nos últimos dias. A guerra contra o crime conta com apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que auxiliam grupamentos de choque em incursões de combate capitaneadas pelo Batalhão de Operações Especiais do estado (Bope, conhecido como a "Tropa de Elite" da polícia fluminense), em trabalho conjunto com as Polícias Civil e Militar.

Leia também: Lula diz que vai visitar Complexo do Alemão

Confira a íntegra da nota da CRE (boletim nº 34/2010):  

"Comissão apoia ação federal

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) manifesta seu apoio ao uso de forças federais para efetivar a presença do Estado em comunidades da cidade do Rio de Janeiro antes sob influência do narcotráfico, como a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão. Ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de medidas de caráter efetivo capazes de garantir permanentemente a segurança da população. Além das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), é necessário implementar uma vigilância ativa para impedir o tráfico de entorpecentes e o contrabando de armas pelas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas.

Esta Comissão também manifesta sua confiança na pessoa do Ministro da Defesa, senhor Nelson Jobim, que agiu prontamente para encontrar uma solução para a crise vivida pela população carioca. Por último, cumprimenta-o pela permanência no cargo, anunciada publicamente pela presidente eleita, Dilma Rousseff.

Brasília, 29 de novembro de 2010
Eduardo Azeredo
Presidente da CRE/Senado"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Furamos o CQC! Veja Mônica Iozzi aqui antes

A curtíssima memória do eleitor

Lula diz que vai visitar Complexo do Alemão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES