Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. FH sobre Lula: "Fiz as reformas, ele surfa na onda"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

FH sobre Lula: "Fiz as reformas, ele surfa na onda"

Congresso em Foco

25/9/2010 16:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rudolfo Lago

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o personagem de uma entrevista de página inteira, publicada na edição de hoje do jornal britânico Financial Times. Na entrevista, Fernando Henrique diz que o grande erro das oposições foi "mistificar" Lula, tratando-o como uma figura inatacável, o que ajudou a criar a personalidade que tem agora mais de 80% de popularidade.Agora, a uma semana das eleições, ele tenta na entrevista desfazer essa mistificação.

"Lula não é um revolucionário", diz Fernando Henrique, buscando desfazer a ideia de que o atual presidente seria um grande líder de esquerda. "É um Lech Walesa que deu certo", completou, referindo-se ao líder sindical polonês que, depois de comandar grandes greves na Polônia comunista e fundar o sindicato Solidariedade, acabou se tornando um presidente com traços conservadores. Lech Walesa, porém, acabou fracassando e terminou seu governo com popularidade baixa.

Fernando Henrique diz na entrevista que Lula teve a sorte de encontrar uma situação melhor graças às mudanças que ele fez anteriormente em seu governo. "Eu fiz as reformas. Ele surfa na onda", disse o ex-presidente.

A entrevista foi feita durante um almoço do repórter com Fernando Henrique em um restaurante em São Paulo. Faz parte de uma seção do Financial Times intitulada "Um almoço com o FT". Na entrevista, Fernando Henrique busca fazer o que tem reclamado que o candidato da oposição, José Serra, do PSDB, não faz: louvar as qualidades de seu governo, em contraposição às críticas feitas ao governo Lula.

Fernando Henrique diz que, em seu governo, ele conseguiu fazer o Brasil avançar", ao passo que Lula, na sua opinião, "anestesiou" o Brasil. E entra, então, nas críticas à estratégia da oposição na atual eleição. "A oposição errou", critica ele. "Permitimos a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora". E, diante de uma pergunta do repórter, admite já considerar que a eleição já está decidida em favor de Dilma Rousseff, a candidata do PT. "Eu sugiro que nós já sabemos quem vai ganhar as eleições", pergunta o repórter, referindo-se a Dilma. "Sim", reconhece Fernando Henrique.

Apesar das críticas a Lula, perguntado sobre como imagina que ele será lembrado na história, Fernando Henrique reconhece a ênfase no social dada pelo atual presidente. "Acho que será lembrado pelo crescimento e pela continuidade, e por colocar mais ênfase no gasto social", afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Destaque nas revistas: O Congresso Tiririca

Nos jornais: Prefeito de Macapá controla ônibus na cidade, afirma PF

Manobra foi rendição ao Ficha Limpa, dizem juristas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES