Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. FH sobre Lula: "Fiz as reformas, ele surfa na onda"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

FH sobre Lula: "Fiz as reformas, ele surfa na onda"

Congresso em Foco

25/9/2010 16:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rudolfo Lago

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o personagem de uma entrevista de página inteira, publicada na edição de hoje do jornal britânico Financial Times. Na entrevista, Fernando Henrique diz que o grande erro das oposições foi "mistificar" Lula, tratando-o como uma figura inatacável, o que ajudou a criar a personalidade que tem agora mais de 80% de popularidade.Agora, a uma semana das eleições, ele tenta na entrevista desfazer essa mistificação.

"Lula não é um revolucionário", diz Fernando Henrique, buscando desfazer a ideia de que o atual presidente seria um grande líder de esquerda. "É um Lech Walesa que deu certo", completou, referindo-se ao líder sindical polonês que, depois de comandar grandes greves na Polônia comunista e fundar o sindicato Solidariedade, acabou se tornando um presidente com traços conservadores. Lech Walesa, porém, acabou fracassando e terminou seu governo com popularidade baixa.

Fernando Henrique diz na entrevista que Lula teve a sorte de encontrar uma situação melhor graças às mudanças que ele fez anteriormente em seu governo. "Eu fiz as reformas. Ele surfa na onda", disse o ex-presidente.

A entrevista foi feita durante um almoço do repórter com Fernando Henrique em um restaurante em São Paulo. Faz parte de uma seção do Financial Times intitulada "Um almoço com o FT". Na entrevista, Fernando Henrique busca fazer o que tem reclamado que o candidato da oposição, José Serra, do PSDB, não faz: louvar as qualidades de seu governo, em contraposição às críticas feitas ao governo Lula.

Fernando Henrique diz que, em seu governo, ele conseguiu fazer o Brasil avançar", ao passo que Lula, na sua opinião, "anestesiou" o Brasil. E entra, então, nas críticas à estratégia da oposição na atual eleição. "A oposição errou", critica ele. "Permitimos a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora". E, diante de uma pergunta do repórter, admite já considerar que a eleição já está decidida em favor de Dilma Rousseff, a candidata do PT. "Eu sugiro que nós já sabemos quem vai ganhar as eleições", pergunta o repórter, referindo-se a Dilma. "Sim", reconhece Fernando Henrique.

Apesar das críticas a Lula, perguntado sobre como imagina que ele será lembrado na história, Fernando Henrique reconhece a ênfase no social dada pelo atual presidente. "Acho que será lembrado pelo crescimento e pela continuidade, e por colocar mais ênfase no gasto social", afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

MODA POLÊMICA

Deputado propõe multa pesada a quem levar bebê reborn ao SUS

País

Após decisão judicial, Bolsonaro perde título de cidadão de Natal

SÃO PAULO

Prefeito de Sorocaba vira réu por suspeita de superfaturamento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MODA POLÊMICA

Deputado propõe multa pesada a quem levar bebê reborn ao SUS

2

VÍDEO

Girão e Virgínia batem boca na CPI das Bets ao falar de Filipe Luís

3

SENADO

Ao vivo: CPI das Bets ouve Rico Melquiades, vencedor de "A Fazenda"

4

VISITA À CHINA

Lula reage a vazamento e diz que Janja não é cidadã de segunda classe

5

MANOBRA NA CÂMARA

Bolsonaristas querem revogar crimes de golpe e ataque à democracia

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES