Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Fraude no ponto: Senado abre sindicância depois de reportagem

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Fraude no ponto: Senado abre sindicância depois de reportagem

Congresso em Foco

15/4/2010 19:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37469" align="alignleft" width="300" caption="Denúncia do candidato fantasma feita pelo Congresso em Foco será investigada pelo Senado"]Denúncia do candidato fantasma feita pelo Congresso em Foco será investigada pelo Senado[/caption]

Fábio Góis

Em resposta a reportagem publicada por este site, o Senado publicou nesta quinta-feira (15) um ato que determina a instalação de sindicância para apurar a ocorrência de um "candidato fantasma" nos quadros da Casa: servidor lotado no gabinete da senadora Fátima Cleide (PT-RO), Vicente Vuolo Filho registrava presença no ponto eletrônico, mas, na prática, estava em pleno lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal pelo PT do Mato Grosso. O caso foi noticiado com exclusividade pelo Congresso em Foco em 31 de março, duas semanas depois de realizada a campanha de Vicente.

Leia a íntegra da reportagem:
Épocas de eleição: Senado cria o 'candidato fantasma'  

A instalação de sindicância foi anunciada na Portaria nº 28/2010, no Boletim Administrativo Eletrônico de Pessoal nº 4437 (confira aqui). Ao mencionar a reportagem, o ato assinado pelo diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, determina a "instauração de sindicância com vistas a investigar a eventual ocorrência de fraude no sistema de ponto eletrônico do Senado (...), ou de infração disciplinar a outros dispositivos da Lei nº 8.112/90".

O ato define ainda a formação de uma comissão responsável por conduzir os trabalhos investigativos da sindicância, bem como aponta os servidores efetivos do Senado designados para a tarefa. São eles: Tarciso Dal Maso Jardim (que presidirá o colegiado), Gustavo Henrique Fideles Taglialegna, Davi Anjos Paiva e José Ricardo Soares Viterbo (escolhido para secretariar a sindicância).

Como mostra a reportagem, Vuolo Filho esteve em campanha intensa, nas últimas semanas de março, dedicando-se a anunciar por Mato Grosso, curral eleitoral do pai (o ex-senador homônimo), sua intenção de ingressar na vida política: entrevista a veículos de comunicação do estado, visita a obras públicas e distribuição de panfletos em que se coloca à disposição do PT estão entre as atividades eleitoreiras. Mas um detalhe intrigou a reportagem: ao mesmo tempo em que saía às ruas, "Vuolinho" oficialmente estava em Brasília trabalhando no gabinete de Fátima Cleide. Sua folha de ponto não tem uma falta sequer.

A depender das investigações, o servidor Vicente Vuolo Filho - que foi efetivado sem ter prestado concurso público para a Casa por meio do famigerado "trem da alegria" do Congresso - poderá responder a processo administrativo disciplinar que, em caso de verificação de irregularidade, levará a suspensão ou demissão do cargo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PV desiste de concorrer na eleição indireta do DF

Oposição quer anular aprovação de diretor da ANA

Governo prorroga IPI reduzido para material de construção

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Bebida Adulteradas

Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas

2

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

3

Boletim Focus

Mercado reduz projeção da inflação para 2025 e 2026

4

AGENDA DO PRESIDENTE

Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin

5

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES