Lúcio LambranhoNove novos ministros tomam posse neste manhã de quarta-feira (31) no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O presidente Lula participa da cerimônia que marca a troca de comando das pastas nas quais os ministros deixam os cargos para se candidatarem nas próximas eleições.
Apenas nos ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e das Comunicações não assumem os atuais secretários executivos. A ex-secretária executiva do MDS, Márcia Lopes, assume o ministério e na Agricultura toma posse hoje o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi. Já no Ministério das Comunicações, o nome para substituir Hélio Costa é o do seu chefe de Gabinete, José Arthur Filardi Leite.
No início de feveiro, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, deixou o cargo para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul. No seu lugar assumiu o secretário executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto. Conheça os nomes dos outros sete novos ministros:
Casa CivilDilma Rousseff (PT) – disputará a Presidência da República. Assuma a secretária executiva, Erenice Guerra.
Ministério da Integração NacionalGeddel Vieira Lima (PMDB) – concorrerá ao governo da Bahia. Assume o secretário executivo, João Reis Santana Filho.
Ministério do Meio AmbienteCarlos Minc – disputará novo mandato de deputado estadual no Rio de Janeiro. Assume a secretária-executiva, Izabella Mônica Vieira Teixeira.
Ministério de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB) – tentará se reeleger senador pelo Maranhão Assume o secretário executivo, Márcio Pereira Zimmermann.
Ministro dos TransportesAlfredo Nascimento (PR) – disputará o governo do Amazonas. Assume o secretário executivo, Paulo Sérgio Oliveira Passos.
Ministério da Previdência SocialJosé Pimentel – disputará a reeleição a deputado federal pelo Ceará Assume o secretário executivo, Carlos Eduardo Gabas. Igualdade RacialEdson Santos disputará uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Assume o secretárioexecutivo, Elói Araújo.