Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Debate sobre Código Florestal vira guerra de retaliações

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Debate sobre Código Florestal vira guerra de retaliações

Congresso em Foco

31/3/2010 11:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O debate em torno da mudança do Código Florestal, discutido em comissão especial na Câmara, se tornou uma guerra declarada de ameaças e retaliações. O foco da discussão, que deveria ser mantido em pontos estratégicos como a função da reserva legal e das áreas de preservação permanente (APPs), deu lugar a temas paralelos, sinalizando que as mudanças do código devem ser baseadas mais em critérios políticos do que técnicos.

Na tarde de ontem (30), a comissão especial do Código Florestal aprovou requerimentos para ouvir financiadores de campanhas eleitorais de deputados ruralistas e convocar representantes de empresas doadoras de ONGs ambientalistas. Ambos os requerimentos foram em reação a iniciativas anteriores, o que elevou o tom ainda mais das discussões políticas. 

Na reunião, os ruralistas ratificaram um requerimento de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para convocar doadores da ONG SOS Mata Atlântica. Serão ouvidos representantes do Banco Bradesco, da Wolkswagen, da Coca-Cola, da Colgate-Palmolive e da American Express.

Rebelo tem declarado que a ONG ambientalista defende interesses internacionais. Na semana passada, o deputado comunista liderou a "refundação" da Frente Parlamentar Nacionalista que, assim como o requerimento de ontem, foi uma resposta à campanha "Exterminadores do Futuro", lançada pela ONG no início de março, com objetivo de listas os políticos que "não respeitam a legislação ambiental e o patrimônio natural do país".

Campanha SOS Mata Atlântica: Schwarzenegger na eleição brasileira

Frente Parlamentar Nacionalista: será um patriotismo de fachada?

A criação da frente nacionalista irritou o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que respondeu com apresentação do requerimento para ouvir financiadores de campanhas eleitorais de ruralistas. Valente justifica que as convocações têm a ver com o debate do código, mas o objetivo foi convocar financiadores de Aldo Rebelo. Serão ouvidos representantes das empresas Aracruz Celulose, Bunge Alimentos S/A, Klabin S/A, Sadia S/A, Companhia Siderúrgica Nacional, Camei Mineração e Metalurgia S/A e Votorantim Celulose e Papel.

"Vai ser importante para o debate porque os ruralistas se colocam como os grandes defensores dos interesses nacionais, mas grandes poluidores são financiadores de campanha dos ruralistas. São grandes empresas multinacionais. Os ruralistas criam uma frente nacionalista e recebem recursos da Bunge, da Aracruz. É ser muito incoerente. Não se fazem mais nacionalistas como antigamente", defendeu Valente.

A comissão especial do Código Florestal analisa 11 projetos relativos a questões ambientais. O relatório, de autoria do deputado Aldo Rebelo, deve ser apresentado na primeira quinzena de abril. Em entrevista ao Congresso em Foco, no início de março, o relator sinalizou que manter o conceito de reserva legal em pequena propriedade é "inviável" e que as áreas hoje agricultáveis, mesmo aquelas existentes em espaços de preservação, podem ser mantidas.

Um comunista na mira dos ambientalistas

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Nos jornais: Rejeição cai, mas Congresso permanece mal avaliado

Pré-sal: Dornelles apresenta proposta alternativa para divisão de royalties

MPF entra com ação para Sarney pagar R$ 1,4 milhão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES