Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/2/2010 13:47
Pesquisa Ibope/Diário do Comércio divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que diminuiu a diferença entre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), na disputa pela sucessão presidencial.
Na simulação com mais três candidatos ao Planalto, o tucano aparece com 36% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar está a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT, com 25%.
Em comparação com a última pesquisa Ibope, realizada em dezembro a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serra caiu dois pontos - variação que está dentro da margem de erro. O tucano aparecia com 38% das intenções de voto. Dilma cresceu oito pontos percentuais no mesmo período. Ela tinha 17%. Com isso, a diferença entre os dois, que era de 19 pontos percentuais há dois meses, foi reduzida para 11 pontos.
No novo levantamento, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está na terceira colocação, com 11%, enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) soma 8% das intenções de voto. Na simulação sem Ciro Gomes, Serra atinge 41% da preferência. Nesse cenário, Dilma teria 28% e Marina, 10%.
Na pesquisa espontânea, o Ibope fez a seguinte pergunta aos eleitores: "Se essa eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?" Nesse cenário, o presidente Lula aparece em primeiro lugar, com 23% da preferência do eleitorado. José Serra aparece em segundo, com 10%; O tucano é seguido por Dilma Rousseff, que tem 9%.
Ainda na pesquisa espontânea, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece com 3%. Ciro Gomes e Marina Silva aparecem com 1%, cada. Votos brancos e nulos somam 10%. Outros 42% não souberam responder.
O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 6 a 9 de fevereiro, em 144 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia ainda:
Dilma encosta em Serra, segundo CNT/Sensus
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro