Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara do DF abre processo de impeachment de Arruda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara do DF abre processo de impeachment de Arruda

Congresso em Foco

18/2/2010 12:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37339" align="alignleft" width="300" caption="O pedido de impeachment de Arruda será analisado por uma comissão especial da Câmara Legislativa"]O pedido de impeachment de Arruda será analisado por uma comissão especial da Câmara Legislativa[/caption]

Edson Sardinha
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou há pouco, por unanimidade, o parecer pela admissibilidade dos pedidos de impeachment do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido). Os deputados Chico Leite (PT), Cristiano Araújo (PTB), Bispo Renato (PR) e Paulo Roriz (DEM) acolheram o relatório de Batista das Cooperativas (PRP), favorável à abertura do processo contra o governador, preso há uma semana na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

O pedido de impeachment de Arruda será analisado por uma comissão especial, que será constituída exclusivamente para examinar o mérito dos processos contra o governador. Ele é acusado de comandar um esquema de pagamento de propina a aliados e de tentar subornar uma testemunha de acusação no inquérito da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. 

O relator excluiu os pedidos de afastamento do governador em exercício, o vice Paulo Octávio (DEM). Na avaliação dele, os processos contra o vice-governador têm de seguir tramitação própria e serem analisados separadamente. Paulo Octávio é alvo de cinco pedidos de impeachment na Casa: um da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), outro da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), e três de partidos políticos (PT, PSB e PCdoB). Pelo entendimento da CCJ, os processos terão de ser encaminhados à comissão pela Procuradoria da Câmara Legislativa antes de serem analisados.

Batista das Cooperativas deu parecer favorável aos três pedidos de impeachment de Arruda, todos protocolados em dezembro passado: um pelo então presidente do PT no DF, o ex-deputado Chico Vigilante; outro pelo advogado Evilázio Santos e um terceiro pela OAB-DF.

"A crise por que passa o DF é grave, mas pode tornar-se pedagógica. Acatar aos pedidos não significa reconhecer culpa, dar veredito, condenar, mas é uma oportunidade do contraditório, permite á sociedade que acompanhe com transparência o processo", disse o deputado Batista das Cooperativas, ao ler seu relatório. Segundo o deputado, os pedidos de impeachment contra o governador atendem aos requisitos legais, formais e constitucionais. 

A comissão especial terá dez dias para decidir se as denúncias deverão ser votadas em plenário. Nesse caso, o governador terá 20 dias para apresentar sua defesa. Em seguida, um novo parecer será submetido ao Plenário. Se as explicações de Arruda não convencerem a Câmara Legislativa, o governador ficará, então, 120 dias afastado até que o pedido de impeachment seja analisado por cinco desembargadores do DF e cinco deputados distritais.
 
Leia também:

Os detalhes de como se deu a prisão de Arruda

Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o mensalão do Arruda

Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

4

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

5

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES