Notícias

OAB confirma pedido de impeachment de Paulo Octávio

12/2/2010
Publicidade
Expandir publicidade

Mário CoelhoConforme antecipou o Congresso em Foco, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal confirmou há pouco que entrará com novo pedido de impeachment contra o governador em exercício, Paulo Octávio (DEM). O pedido será apresentado pelo presidente da entidade, Francisco Caputo, às 15h30. O vice-governador está no comando do DF desde ontem à noite, com a prisão do governador José Roberto Arruda, por causa da tentativa de suborno de uma testemunha na semana passada.

Ao assumir o cargo na vacância de poder, Paulo Octávio, de acordo com entendimento de juristas, é passível de processo por crime de responsabilidade. O vice-governador é citado nos depoimentos do ex-secretário de Relações Institucionais do GDF Durval Barbosa como um dos beneficiários do esquema.

A acusação é reforçada pelo fato de Marcelo Carvalho, diretor da empresa da Paulo Octávio, empresa imobiliária de propriedade do vice-governador, aparecer em um dos vídeos gravados por Durval abrindo uma pasta e conversando sobre empresas prestadoras de serviço no governo. De acordo com o inquérito da Caixa de Pandora, Carvalho era um dos responsáveis pelo pagamento das propinas que irrigavam o esquema do mensalão de Arruda. Carvalho, segundo o depoimento de Durval, foi um dos financiadores da propina paga aos deputados distritais para aprovarem o PDOT, o Plano Diretor de obras do Distrito Federal.

De acordo com nota distribuída à imprensa, a OAB/DF considera que a decisão pelo impedimento deve ser aplicada ao governador e seu vice. “Nada justifica a posse do vice Paulo Octávio. É público e notório que ele está envolvido no escândalo e não tem condições jurídicas e políticas para suceder o governador em caso de afastamento determinado pela justiça”, afirmou Francisco Caputo.

Paralela à carga da OAB, a oposição prepara-se para atacar Paulo Octávio na Câmara Legislativa. O vice-governador terá uma reunião na manhã de hoje (12) com todos os deputados distritais na Câmara Legislativa. A bancada do PT já avisou que vai defender a renúncia de todos os envolvidos na Operação Caixa de Pandora. A lista começa justamente com Paulo Octávio e se completa com os distritais que respondem na Câmara Legislativa a processos por quebra de decoro parlamentar.Leia ainda:Agora a bola da vez é Paulo OctávioOs detalhes de como se deu a prisão de ArrudaArruda se diz vítima de "maquinações diabólicas"PGR pede intervenção federal no DF Defesa de Arruda recorre ao STF contra prisão STJ decreta a prisão de José Roberto Arruda Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o mensalão do ArrudaImpeachment já para Arruda e Paulo Octávio!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos