Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/1/2010 11:39
Mário Coelho
Os deputados distritais escolhem na tarde desta quarta-feira (27) o novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que vai comandar a Casa até o fim do ano. Com a renúncia de Leonardo Prudente (sem partido) na última segunda-feira (25), por conta das denúncias de participação no mensalão do governador José Roberto Arruda (sem partido), o cargo ficou vago. Até o momento, a posição é ocupada interinamente pelo oposicionista cabo Patrício (PT), vice-presidente da Câmara.
A eleição foi convocada ontem por Patrício. A partir da publicação da renúncia de Prudente no Diário Oficial da Câmara, ele tinha sete dias para marcar o novo pleito. Prevista para as 15h, a eleição ainda renderá muita discussão nos bastidores. Por enquanto, os deputados governistas ainda não se entenderam. Dois deputados colocaram seus nomes abertamente: o primeiro secretário, Wilson Lima (PR), e Batista das Cooperativas (PRP). Caso Lima seja eleito, a primeira secretaria fica vaga. Nessa caso, o acordo já está fechado. Batista assume a primeira secretaria da Mesa Diretora.
Porém, outros nomes são colocados como prováveis candidatos. O mais forte deles é de Eliana Pedrosa (DEM). Publicamente, a distrital não confirma sua candidatura. Assessores dizem que ela só se definirá hoje sobre o que fazer. Entretanto, Eliana já buscou apoio de deputados ligados ao ex-governador Joaquim Roriz para viabilizar sua indicação. O que pesa contra ela é o próprio governador. Apesar de ter sido secretária de Desenvolvimento Social de Arruda, Eliana não tem a confiança do chefe do Executivo.
Na tentativa de marcar uma posição, o PT também vai lançar um candidato. A bancada deve indicar o atual vice-presidente Cabo Patrício. O distrital Chico Leite é o outro cotado para se candidatar à posição. A candidatura tem poucas chances, devendo levar quatro dos cinco votos da oposição. José Antonio Reguffe (PDT) está viajando desde a semana passada.
Além de escolherem o novo presidente, os deputados também decidirão a nova composição das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e especial. As duas têm o objetivo de analisarem os três processos de impeachment que tramitam na Casa contra o governador Arruda. A primeira estuda a admissibilidade e a segunda o mérito.
Leia também:
Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o Mensalão do Arruda
Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil