Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/1/2010 18:14
Mário Coelho
O ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa não vai prestar depoimento à CPI da Corrupção nesta terça-feira (26). Hoje (25) ele encaminhou dois requerimentos pedindo o adiamento da oitiva. Mesmo sem deliberação dos membros da comissão, o presidente do colegiado, Alírio Neto (PPS), informou que não será possível ouvir o ex-secretário amanhã. "Se ele não quer ser ouvido neste momento, como nós faremos isso?", questionou Alírio.
Parte dos integrantes vai se reunir ainda hoje. A intenção é tirar uma comissão e conversar com membros do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal para saber em que data poderão fazer o depoimento de Durval. "Vamos tirar uma comissão e conversar. Nós precisamos negociar uma nova data para ouvir Durval", disse Alírio. Ele acrescenta que tem dúvidas se a CPI poderia ouvir uma pessoa que faz parte do programa de proteção às testemunhas.
Os deputados governistas não demonstraram preocupação com o fato de o depoimento não acontecer. Para o relator Raimundo Ribeiro (PSDB), ele será ouvido, preferencialmente depois dos acusados, na parte final da CPI. A mesma posição é compartilhada por Alírio Neto. Durval é o autor das denúncias que geraram a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, e desmascararam um esquema de propinas envolvendo membros do Executivo e do Legislativo local.
Nos textos, um assinado por ele e outro por sua defesa, é dito que Barbosa não teve tempo de estudar o inquérito 650DF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que originou a Operação Caixa de Pandora e revelou um esquema de propina envolvendo membros do Executivo e Legislativo local. Os pedidos serão analisados ainda hoje em sessão da CPI, marcada para às 18h.
Leia também:
Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o Mensalão do Arruda
Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil