Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/1/2010 18:46
Rudolfo Lago
A partir de junho, uma nova lista de procedimentos passarão a ter que ser cobertos pelos planos de saúde. Segundo informou nesta terça-feira (12) o presidente em exercício da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Alfredo Cardoso, sem qualquer acréscimo no valor do reajuste anual pelos beneficiários. As novas regras incluirão 70 novas coberturas médicas e odontológicas anunciadas nesta terça, entre elas procedimentos complicados, como transplante de medula óssea. Segundo Cardoso, a ampliação não poderá ser repassada ao reajuste anual porque ele acontecerá em maio, e o novo rol de procedimentos só entrará em vigor no dia 7 de junho.
As mudanças anunciadas atingirão cerca de 44 milhões de pessoas, que contrataram seus planos a partir de 2 de janeiro de 1999. Para os planos anteriores a 1999, o que vale é o que está escrito no contrato firmado com as operadores. Segundo a ANS, seriam hoje cerca de 8 milhões as amparadas por planos mais antigos. A orientação da ANS é que essas pessoas tentem negociar e adaptar seus contratos, ou migrem mesmo para planos mais novos.
As mudanças nos planos de saúde foram fechadas após uma ampla discussão em um grupo de 60 pessoas, que incluía representantes das empresas que operam os planos e profissionais da área de saúde. A proposta elaborada pelo grupo foi então, submetida a consulta pública, e recebeu mais de 8 mil contribuições, a maior parte vinda de consumidores.
Transplantes
Um dos novos procedimentos que se tornará obrigatório a partir de 7 de junho é o transplante de medula óssea feito por doação de outra pessoa viva. A principal indicação deste transplante é para o tratamento de leucemia. Os planos de saúde passarão a ter de cobrir o transplante para todos os seus beneficiários. Alguns novos exames, como de HIV para gestantes, também foram incluídos, e cirurgias mais modernas, como cirurgias por vídeo no tórax (que não exigem a abertura da caixa toráxica).
Leia aqui quais são os novos procedimentos que terão de ser cobertos pelos planos de saúde
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
REAJUSTE SALARIAL
STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário