Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/12/2009 1:48
Mário Coelho
Os deputados distritais aprovaram há pouco a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2010. Com o encerramento do semestre legislativo, os processos de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), ficaram para o próximo ano. Neste momento, os parlamentares estão reunidos para definir se haverá autoconvocação para a CPI da Corrupção, criada na semana passada, e se os requerimentos por crime de responsabilidade passarão por uma comissão especial ou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O projeto foi aprovado com 16 votos favoráveis e seis contrários - dos quatro parlamentares do PT, de Reguffe (PDT) e de Rogério Ulysses (PSB). Antes, os distritais limparam a pauta e votaram outros 16 projetos, como reajuste salarial a técnicos penitenciários. Os petistas protestaram contra a votação da LOA. Segundo a líder do PT, Erika Kokay, o orçamento não estava na pauta de votações. "Não há como apreciar a Lei Orçamentária sem fazer uma verdadeira varredura. Precisamos de tempo para que possamos limpa-la de toda a suspeição", disse.
Deputados governistas defenderam a análise da matéria. O presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), Cristiano Araújo (PTB), afirmou que "a Lei Orçamentária Anual envolve todos os setores da sociedade. Não pode deixar de votar porque pararia tudo". O projeto estima a receita para o próximo ano em R$ 14,97 bilhões e segue agora para sanção do governador.
A sessão que segue na madrugada desta quarta-feira (16) foi recheada de disputas e estratégias tanto da base aliada ao governador quanto pela oposição. Enquanto um lado queria apressar a votação para deixar as investigações relacionadas à Operação Caixa de Pandora para 2010, os oposicionistas tentavam postergar ao máximo a análise. Por ter ampla maioria, os governistas acabaram vencendo a disputa.
Leia ainda
Editorial: impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!
Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil