Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/12/2009 18:13
Rodolfo Torres
O acordo entre governo e centrais sindicais sobre o reajuste das aposentadorias acima de um salário mínimo está mantido na peça orçamentária de 2010. O deputado Geraldo Magela (PT-DF), relator do orçamento, afirmou nesta segunda-feira (7) que reservou R$ 3,5 bilhões para o reajuste desses beneficiários da Previdência Social.
Pela proposta, fechada em agosto deste ano, essas aposentadorias terão aumento equivalente à inflação mais 50% do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Dessa forma, o ganho será em torno de 2,5% a partir de 2010. (leia mais)
"Estou reservando esses recursos para que se possa fazer o reajuste dos aposentados acima da inflação. Não posso falar em percentuais. A discussão sobre índices ficará a cargo do governo e das centrais sindicais", afirmou o petista.
O acordo, rejeitado pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), foi a forma encontrada pelo governo de paralisar a tramitação do PL 01/07 (que concede às aposentadorias o mesmo reajuste aplicado ao salário mínimo). De acordo com a equipe econômica do Planalto, a proposta, que está pronta para ser analisada no plenário da Câmara, provocaria um impacto de R$ 6 bilhões apenas em 2010.
Ciente do desgaste político que um eventual veto presidencial à matéria provocaria ao governo, especialmente em ano eleitoral, a oposição obstrui os trabalhos na Câmara até que a matéria seja pautada.
Contudo, diante da pressão de milhares de aposentados, deputados da base governista se rebelaram em favor dos aposentados e apresentaram requerimento para a proposta seja analisada ainda neste ano.
Magela ressaltou que espera ver a proposta ser analisada no plenário do Congresso até o próximo dia 17. O petista fez um apelo aos relatores setoriais entreguem seus pareceres nesta semana. Dos nove relatórios setoriais, apenas três foram entregues.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime