Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/10/2009 16:57
Edson Sardinha
O desfile em sunga vermelha feito pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) está dando pano para manga. Em nota divulgada à imprensa, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), defendeu que o colega seja advertido e se retrate publicamente.
"Foi gesto impensado e grave esse do senador Eduardo Suplicy. Merece séria advertência e exige retratação pública", afirmou. Virgílio, porém, posicionou-se contra a eventual abertura de um processo de cassação de mandato por quebra de decoro. Ele alegou dois motivos: a falta da "mínima condição" de o Conselho de Ética julgar quem quer que seja e o fato de Suplicy ser "reconhecidamente um homem de bem".
Conforme revelou o Congresso em Foco, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), abriu uma investigação preliminar para averiguar se Eduardo Suplicy quebrou o decoro por ter circulado pelo Salão Azul trajando uma sunga vermelha sobre o terno, a pedido da apresentadora Sabrina Sato, do programa humorístico Pânico na TV, da Rede TV!.
Assim como Virgílio, Alvaro Dias (PSDB-PR) e Serys Slhessarenko (PT-MT) também criticaram a atitude do petista, mas consideraram exagerada a decisão do corregedor de mandar apurar o caso.
Veja a íntegra da nota do líder tucano:
"Sobre o caso Suplicy
Foi gesto impensado e grave esse do Senador Eduardo Suplicy. Merece séria advertência e exige retratação pública.
Há rumores de que poderiam pedir a abertura de processo destinado à cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.
Nesta Legislatura, o órgão do Senado incumbido de proceder à apuração do fato e propor sanções está profundamente desgastado e partidarizado.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que ainda há pouco arquivou sumariamente as gravíssimas denúncias apresentadas contra o Presidente da Casa, não reúne, assim, a mínima condição para abrir processo contra o Senador Eduardo Suplicy.
O Senador cometeu falta muito grave, mas é reconhecidamente homem de bem.
Brasília, 16 de outubro de 2009
Senador Arthur Virgílio"
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime