Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/7/2009 15:29
[/caption]
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), anunciou há pouco que o partido vai se reunir com o presidente Lula para definir a posição da legenda em relação à crise que assola o Senado. A bancada levou uma sugestão de afastamento por 30 dias para o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas ele não aceitou a idéia.
A posição da bancada do PT foi uma tentativa de buscar uma saída para a pressão que Sarney tem sofrido com o agravamento da crise no Senado, culminada com o caso dos atos administrativos secretos. Partidos como PSDB, DEM, PDT e Psol pediram ontem ao peemedebista que se afaste do comando da Casa até que as investigações sejam concluídas.
Leia mais: Oposição pressiona Sarney a deixar a presidência
Mesmo tendo reportado a sugestão de afastamento, Mercadante ressalvou que a crise institucional é de responsabilidade de diversos parlamentares. "Não achamos que ele [Sarney] é o único responsável pela crise... Nada acontece sem a primeira secretaria", afirmou o petista, alfinetando o DEM, partido do ex-primeiro-secretário Efraim Morais (DEM-PB) e do atual, Heráclito Fortes (DEM-PI).
O senador paulista lembrou que o Sarney e o PMDB são peças fundamentais na governabilidade e nas eleições do próximo ano - razões que têm levado Lula a capitanear pessoalmente uma operação para preservar o presidente do Senado. O líder petista ressaltou que é fundamental que a Casa passe por uma reforma administrativa. Para tanto, seria constituída uma comissão com auxílio de senadores e funcionários da Casa que realizaria constantes audiências públicas.
"O Brasil quer outro Senado. Este que existe tem de acabar", sintetizou. Outra sugestão apresentada é o aprimoramento do colégio de líderes do Senado, a exemplo do colégio da Câmara. Segundo Mercadante, essa instituição reforçaria a participação de senadores na elaboração da pauta da Casa.
Leia também:
Roseana diz que Sarney é "bode expiatório" da crise do Senado
PT e PSDB propõem comissão para esvaziar Sarney
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira